Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing / tubos de aço

-

A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel framing em maio e deve replicar a experiência em 25 das próximas unidades que pretende construir.

De acordo com o engenheiro da Brasgips Josélio S. Rodrigues Júnior, responsável pela obra, o sistema foi empregado na Agência Paranoá (DF) pelo baixo custo e por ser considerado um modelo sustentável de construção. O metro quadrado da obra custou cerca de R$ 650. O edifício tem 700 m² de área útil.

O engenheiro ainda afirma que a rapidez na construção favoreceu a escolha do sistema. A obra, iniciada em março deste ano, durou 60 dias. Os componentes da estrutura, utilizando-se de tubos de aço, tubos quadrados e tubos retangulares, chegaram prontos ao canteiro para a montagem sobre a fundação em radier. Para a cobertura, foram utilizadas telhas de aço termoacústicas do tipo sanduíche.

Após a instalação da cobertura, placas cimentícias de 10 mm e placas de OSB (Oriented Stand Board) foram utilizadas para o fechamento do empreendimento. Após essa etapa, foram executadas as vedações internas com drywall, seguidas pelo embutimento das instalações elétricas e hidráulicas e depois pelos acabamentos.

Com sete tipologias projetadas, as próximas agências construídas com o sistema deverão ter áreas entre 100 m² e 700 m².

Fonte: CBCA – PINIweb – Julho 2011
URL: http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ultimas-ler.php?cod=5322