Decisão dos EUA sobre tubos de aço atinge europeias

-

Autoridades comerciais dos Estados Unidos decidiram não impor tarifas sobre as importações da Coreia do Sul

Tubos de aço: fabricantes sul-coreanos, indianos e de outros sete países estavam vendendo tubulações de aço usadas pela indústria de petróleo e gás a preços desleais nos EUA

As ações das fabricantes europeias de tubos de aço Tenaris e Vallourec despencaram nesta quarta-feira, depois que autoridades comerciais dos Estados Unidos decidiram não impor tarifas sobre as importações da Coreia do Sul que competem com seus produtos no mercado norte-americano.

O Departamento de Comércio dos EUA lançou uma investigação em julho passado em resposta a uma petição feita pelas duas companhia europeias e outras empresas que incluem a Northwest Pipe Company.

O grupo reclamou que os fabricantes sul-coreanos, indianos e de outros sete países estavam vendendo tubulações de aço usadas pela indústria de petróleo e gás a preços desleais nos EUA.

Na decisão preliminar de 18 de fevereiro, o departamento afirmou que considerou como dumping as importações de produtos da Índia, Filipinas, Arábia Saudita, Taiwan, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Vietnã. Porém, no caso das sul-coreanas Hyundai Hysco e Nexteel, a avaliação não foi a mesma.

A francesa Vallourec, que tem operações no Brasil, afirmou que a decisão do departamento comercial norte-americano é preliminar e que uma nova investigação deverá ser iniciada.

As ações da Tenaris, que integra o grupo de controle da brasileira Usiminas, recuavam quase 7 por cento às 12h54 (horário de Brasília). No mesmo horário, as ações da Vallourec tinham recuo de 4,79 por cento.

Fonte: EXAME – 19/02/14 - http://exame.abril.com.br/economia/noticias/decisao-dos-eua-sobre-tubos-de-aco-atinge-europeias