Importação de tubos de aço e produtos relacionados cai pela metade no Brasil

-

Em junho, foram comercializadas no país 288,1 mil toneladas de aço, volume 22,7% menor do que no mês anterior.

Segundo dados apresentados esta semana pelo Sindisider (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos), a importação do aço em geral (tubos de aço, aços planos e outros derivados) teve retração de 53,2% nos primeiros seis meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.

A queda na compra do aço vindo do exterior mostra um fortalecimento do mercado nacional. É um cenário positivo e que deve permitir que o país tenha um balanço positivo ao término do ano. Segundo a entidade, o setor de distribuição de aços deve apresentar crescimento de 10% em 2011.

Balança

Em junho, foram comercializadas no país 288,1 mil toneladas de aço, volume 22,7% menor do que o negociado no mês anterior. No acumulado do ano, a queda é 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas de junho também registraram índices negativos, com total de 332,2 mil toneladas. É uma retração de 2,8% se comparado com maio, mas alta de 1,6% em relação ao mesmo mês de 2010. No acumulado, as vendas cresceram 7,8% em relação ao ano anterior.

Fonte: ABITAM
(http://www.abitam.com.br/noticias-ler.php?cod=1926)