Nova norma de estruturas em tubos de aço

-

A Associação Brasileira de Normas Técnicas e Comitê Brasileiro da Construção Civil, ABNT/CB-02, iniciaram as ações de desenvolvimento do projeto de norma PN 02:125.03-004, intitulado “Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edificações com perfis tubulares”.

As reuniões tiveram início no dia 01 de junho de 2011, na sede da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, em São Paulo, e desde então acontecem com periodicidade mensal, reunindo produtores, projetistas e pesquisadores especialistas no assunto.

O projeto de norma aborda aspectos particulares do comportamento dos elementos estruturais constituídos por perfis tubulares, tubos quadrados, tubos retangulares, e tubos de aço com e sem costura, com destaque para a questão das ligações soldadas planares e multiplanares.

Os trabalhos tem apoio da ABECE e do CBCA e contam com a participação da ABCEM, de Universidades, de empresas siderúrgicas e de empresas fabricantes de estruturas. Estima-se que os trabalhos estejam concluídos ainda este ano.

Fontes:
Revista Construção Metálica – Edição 103 – 2011 – Através de: CBCA