Os tubos que não vemos

-

tubos de aço em corredores subterrâneos

Existem coisas que estão muito além do que podemos ver nas estruturas encontradas nas grandes zonas urbanas. Recordando a famosa frase de Willian Shakespeare, “há mais coisas entre o céu o e a terra do que possa imaginar nossa vã filosofia”. Mas, nesse caso, não se trata de nenhum mistério transcendente ou algo do tipo.

Estamos falando dos tubos de aço que ficam localizados em pontos muito distantes do alcance da visão, como corredores subterrâneos e paredes espessas de casas e condomínios. Poucos sabem, mas essas estruturas estão presentes em vários tipos de projetos, contribuindo significativamente para o funcionamento de sistemas de combustível, hidráulicos e até mesmo automobilísticos.

Distribuição de gás natural e indústria petrolífera

O gás natural é um combustível fóssil localizado nas “entranhas” da Terra  − afinal, é preciso extraí-lo das camadas mais profundas de formações rochosas. Esse material só pode ser transportado e distribuído por meio de tubos de aço de alta qualidade, em sistemas chamados de gasodutos. A extração de petróleo também exige utilização de tubos, bem como o revestimento dos poços.

Cada uma dessas aplicações é efetuada respeitando uma configuração projetada por engenheiros para a distribuição da rede. Há ainda, a normatização das cores – amarelo e laranja – para que seja possível identificar a estrutura como uma tubulação de gás.

Critérios técnicos também são considerados para definir o material dos tubos, dentro das diretrizes impostas pela ABNT. Para distribuições de gás a uma pressão até 4 bar, é empregado o polietileno, enquanto em pressões superiores a isso são utilizados os tubos de aço carbono.

Indústria automobilística e construção civil

Os tubos de aço são aplicados no setor de fabricação de veículos para desenvolver sistemas de freios, injeção diesel, juntas homocinéticas, colunas de direção, cardans, entre outras estruturas. Já na construção civil eles ficam escondidos dentro de treliças, vigas, colunas e estacas de fundição.

Essa amplitude de aplicações pode ser explicada pela qualidade dos tubos de aço, que possuem propriedades mecânicas capazes de garantir alta dureza e resistência até em circunstâncias extremas – como em temperaturas extremamente altas ou baixas.

Entretanto, a compra de tubos deve ser efetuada apenas em empresas qualificadas para tal fornecimento.  Lembre-se, por fim, de que é imprescindível verificar o atendimento às normas da ABNT e a entrega de certificados de qualidade no momento da chegada do produto, pois somente eles asseguram a integridade de todas as caraterísticas químicas e físicas do aço.