Produção diária de aço da China bate recorde no início de maio

-

produção diária de aço da China subiu para um recorde de 2,045 milhões de toneladas nos primeiros 10 dias de maio, segundo dados da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) divulgados nesta sexta-feira. Os números desafiaram expectativas de demanda fraca, que forçaria as usinas a cortar produção.

O mercado de aço da China está com excesso de oferta, diante de um quadro em que a demanda pelo metal segue fraca desde o final do ano passado por causa de medidas de contenção do mercado imobiliário do país que já duram um ano.

Mas as siderúrgicas, tentando maximizar seus lucros apesar de recuperação sazonal mais fraca que a esperada, aumentaram a produção. A China é a maior produtora de aço do mundo.

“As pequenas usinas ainda estão conseguindo obter um lucro pequeno e, até onde tenho conhecimento, a maior parte das usinas não promoveram cortes de produção ainda”, disse Hu Zhenghwu, analista da consultoria Custeel.com.

Ele espera que a produção de aço da China continue no patamar de cerca de 2 milhões de toneladas em maio, distribuidas dentre aços planos, tubos de aço, e demais derivados.

Fonte:
Estadão / Reuters
Publicação: 18/05/2012