Quando usar tubo de aço quadrado

-

O tubo quadrado de aço é uma peça muito versátil, utilizada nos mais variados segmentos industriais – e de todos os portes.

Sob certa ótica, os tubos quadrados levam a alcunha de metalon, quando sua utilidade necessita vir acompanhada de alta resistência a esforços mecânicos – uma característica que se leva às peças de aço carbono, tipicamente.

Independentemente da alcunha, todos eles devem carregar no seu cerne algum certificado de qualidade que garanta e proporcione ao consumidor a certeza de que o produto segue as mais rigorosas regras de segurança e confiabilidade.

 

5

 

Acabamento diferenciado

A título de curiosidade, os tubos quadrados são confeccionados a uma medida inicial de 15 x 15 mm, chegando a medir, no máximo, 300 x 300 mm, com espessuras que variam de 0,90 mm a até 12,70 mm. O acabamento desses tubos é diversificado, produzido com costura (ERW) ou sem costura, e preto ou galvanizado.

Os tubos de aço quadrados que possuem costura, na verdade, passam por um refinado processo de soldagem por resistência elétrica (conhecido pela sigla de ERW). Os tubos que são conhecidos por não terem costura possuem qualidades diferentes, como a sua alta resistência – e de maneira muito mais econômica – a elevados esforços de compressão e torção. Esses oferecem soluções rápidas e que não pesam no orçamento, principalmente pelas suas características próprias de resistência e baixo peso.

Utilização em diversos tipos de obra

Os diversos modelos de tubos de aço sem costura possuem, igualmente, uma vastidão de utilidades que deixam qualquer empreiteiro de primeira viagem confuso, e os mais experientes seguros de que podem contar, de acordo com as suas necessidades e as do projeto no qual estão trabalhando, com plena confiança no seu uso.

É o caso, por exemplo, de projetos de construções urbanas de todos os tamanhos e orçamentos, como passarelas, pontes e viadutos; estruturas esportivas de tamanhos significativos; centros de convenções e exposições e torres de transmissão das altitudes mais elevadas; bem como torres comerciais e residenciais.

Por sua vez, o tubo de aço quadrado com costura segue um espectro de utilização menos amplo que o seu colega metálico sem costura. Ele é utilizado, comumente, por indústrias variadas, como a automobilística, agrícola, de móveis e por usinas açucareiras, entre outras.