Tenaris desiste de oferta por tubos de aço/Confab e ações despencam

-

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) – A sócia majoritária da produtora de tubos de aço Confab desistiu de comprar as ações da empresa em circulação no mercado, motivando forte queda dos papéis da companhia brasileira nesta terça-feira.

A Tenaris, com sede em Luxemburgo, é controladora da Confab por meio da Welded Participações.

No final de agosto, a Welded tinha anunciado que faria uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) pelas ações da Confab nas mãos dos acionistas minoritários, propondo pagar 5,20 reais por ação preferencial ou ordinária. Se houvesse adesão total, o giro da operação seria de 1,2 bilhão de reais.

Em fato relevante nesta terça, a Confab disse que a Welded Participações apresentou pedido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para desistir formalmente da OPA. Os motivos não foram informados.

Quando a intenção da Tenaris de tirar a Confab da Bovespa foi comunicada ao mercado, em 29 de agosto, as ações preferenciais da produtora de tubos de aço na bolsa paulista dispararam quase 24 por cento, encerrando aquele pregão a 4,88 reais.

No fechamento da bolsa na segunda-feira, o papel valia 5,34 reais –acima, portanto, da proposta que havia sido apresentada pela controladora de 5,20 reais por papel.

Nesta sessão, as ações preferenciais da Confab desabavam 15,54 por cento às 12h44, cotadas a 4,51 reais. O volume financeiro era de mais de 21 milhões de reais. Na mínima até esse horário, os papéis chegaram a perder quase 20 por cento.

A Tenaris tem 99 por cento das ações ordinárias da Confab, representando 41 por cento do capital total da empresa brasileira e seus tubos de aço.

(Por Diogo Ferreira Gomes e Cesar Bianconi)

Fonte: Revista VEJA – 01/11

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/tenaris-desiste-de-oferta-por-confab-e-acoes-despencam