Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças - Tubos d
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças

Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças
Tubos de aço são itens essenciais para a indústria – no ramo de mecânica e metais – e construções em geral – em estruturas, tubulações de esgoto, de gás natural etc.
O que diferencia um tubo de aço de outro feito de ferro é a flexibilidade e a moldagem – pontos importantes na área de construção civil.
Entretanto, há mais de um tipo dessa estrutura, ou seja, os tubos de aço com e sem costura. Conheça a seguir quais as principais diferenças entre ambos, bem como algumas entre as principais aplicações de cada.
 7  

Categorias de tubos de aço

Um tubo de aço pode estar incluído entre duas classificações. Basicamente, a diferença fundamental entre ambos será o tipo de fabricação e o material desejado, conforme normas de segurança da obra em questão. Veremos mais sobre cada uma a seguir:

Tubos de aço com Costura

Esse tubo foi fabricado baseando-se na soldagem de uma chapa de metal. Dessa forma, suas extremidades foram unidas. Com o calor e os instrumentos específicos as pontas são soldadas e, por tal razão, é o tipo de tubo de aço que conta com diferentes espessuras, metragens, diâmetros etc.
Esse modelo é o mais “popular”, por ser acessível e por ser fácil de encontrá-lo à venda para pronta entrega. A limpeza do tubo de aço com costura também é muito facilitada. Indústrias diversas, como a automobilística, as usinas de açúcar, o agronegócio, máquinas e equipamentos, e até mesmo a indústria de mobiliário e manutenção fazem uso desse tipo de item para confeccionar seus produtos e peças.

Tubos de aço sem costura

Os tubos de aço com costura são feitos a partir de uma chapa de metal, já os sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos, para serem perfurados posteriormente.
Um tubo de aço sem costura não passa por soldagem de qualquer tipo; por isso, favorece a canalização de outros materiais que funcionam através de pressão. Tal modelo tem sua utilidade garantida em projetos que exijam precisão e confiança, ou seja, tudo o que se referir à aplicação de pressão de óleo, ou ainda de vapor para gerar grandes esforços, como é o caso de elementos como pistões hidráulicos e caldeiras.
Agora que as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura ficaram mais evidentes, ficará mais fácil fazer a escolha por um desses em seu projeto de construção, seja ele de médio ou grande porte.

VEJA TAMBÉM!

Qual o melhor material para portão de garagem?

Qual o melhor material para portão de garagem?

A escolha de um portão seguro e resistente é uma das preocupações...

Tubonasa de cara nova!

Tubonasa de cara nova!

Tubonasa agora está de cara nova, com um site mais simples de...

O que é um material galvanizado?

O que é um material galvanizado?

O material feito com aço galvanizado é sempre uma boa escolha para...

Tubo DIN 2440: Entenda o que é e suas funcionalidades!

Tubo DIN 2440: Entenda o conceito e quais são suas funcionalidades!

Conheça o tubo DIN 2440, desde seu conceito, especificações e características, até...

FALE CONOSCO!