Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças - Tubos d
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças

Tubos De Aço Com Ou Sem Costura: Entenda Diferenças
Tubos de aço são itens essenciais para a indústria – no ramo de mecânica e metais – e construções em geral – em estruturas, tubulações de esgoto, de gás natural etc.
O que diferencia um tubo de aço de outro feito de ferro é a flexibilidade e a moldagem – pontos importantes na área de construção civil.
Entretanto, há mais de um tipo dessa estrutura, ou seja, os tubos de aço com e sem costura. Conheça a seguir quais as principais diferenças entre ambos, bem como algumas entre as principais aplicações de cada.
 7  

Categorias de tubos de aço

Um tubo de aço pode estar incluído entre duas classificações. Basicamente, a diferença fundamental entre ambos será o tipo de fabricação e o material desejado, conforme normas de segurança da obra em questão. Veremos mais sobre cada uma a seguir:

Tubos de aço com Costura

Esse tubo foi fabricado baseando-se na soldagem de uma chapa de metal. Dessa forma, suas extremidades foram unidas. Com o calor e os instrumentos específicos as pontas são soldadas e, por tal razão, é o tipo de tubo de aço que conta com diferentes espessuras, metragens, diâmetros etc.
Esse modelo é o mais “popular”, por ser acessível e por ser fácil de encontrá-lo à venda para pronta entrega. A limpeza do tubo de aço com costura também é muito facilitada. Indústrias diversas, como a automobilística, as usinas de açúcar, o agronegócio, máquinas e equipamentos, e até mesmo a indústria de mobiliário e manutenção fazem uso desse tipo de item para confeccionar seus produtos e peças.

Tubos de aço sem costura

Os tubos de aço com costura são feitos a partir de uma chapa de metal, já os sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos, para serem perfurados posteriormente.
Um tubo de aço sem costura não passa por soldagem de qualquer tipo; por isso, favorece a canalização de outros materiais que funcionam através de pressão. Tal modelo tem sua utilidade garantida em projetos que exijam precisão e confiança, ou seja, tudo o que se referir à aplicação de pressão de óleo, ou ainda de vapor para gerar grandes esforços, como é o caso de elementos como pistões hidráulicos e caldeiras.
Agora que as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura ficaram mais evidentes, ficará mais fácil fazer a escolha por um desses em seu projeto de construção, seja ele de médio ou grande porte.

VEJA TAMBÉM!

Produção diária de aço da China bate recorde no início de maio

Produção diária de aço da China bate recorde no início de maio

produção diária de aço da China subiu para um recorde de 2,045...

Como é feito o tubo galvanizado?

Como é feito o tubo galvanizado?

Os tubos galvanizados são tubos de aço que recebem uma cobertura extra...

O que é melhor: aço ou ferro?

O que é melhor: aço ou ferro?

Na hora de escolher o material adequado para o seu projeto, é...

Tubos de Aço - A Bonança do gás natural nos EUA

Tubos de Aço - A Bonança do gás natural nos EUA

O desempenho cada vez melhor de uma enorme usina de tubos de...

FALE CONOSCO!