Tubos de aço no espaço urbano

-

Tubos de aço no espaço urbano

Quando se anda pelas ruas das grandes cidades, algumas estruturas arquitetônicas acabam atraindo a atenção por suas peculiaridades. Uma delas é a presença de tubos de aço em locais como pontes, parques ao ar livre, estádios, shoppings centers, viadutos e outras construções.

A razão para esse material estar tão em voga na arquitetura contemporânea é facilmente explicada quando se analisa as vantagens dos tubos de aço sobre outras estruturas.

Primeiramente, sua versatilidade – ou seja, a capacidade de se adaptar aos mais variados tipos de projeto – surge como fator principal da escolha, permitindo total liberdade de criação aos arquitetos. A compatibilidade com outros materiais de fechamento é outro diferencial responsável por essa preferência, já que o aço admite a utilização de blocos, tijolos, lajes moldadas in loco e outros componentes pré-fabricados.

Quando o aço se transforma em “ouro”

Os tubos de aço nem sempre são visíveis em alguns tipos de construções urbanas. Grande parte deles está localizada dentro de vigas e paredes. Esses projetos com utilização interna de tubos exigem a avaliação de engenheiros antes, durante e após a implementação, para garantir o máximo aproveitamento de tais estruturas.

Entretanto, muitas das projeções arquitetônicas utilizam os tubos de aço externamente, de forma que é possível enxergá-los como um grande “lego” ou uma complexa e sofisticada construção de aço, capazes de transformar a estética de vários espaços nas metrópoles.

De acordo com referências de arquitetura, o aço tornou-se o novo “ouro”. Isso porque, até mesmo os projetos mais famosos do mundo, tais como Torres Petronas (Malásia), Pirâmide do Louvre (França) e Estádio Olímpico de Helsinque (Finlândia) foram fundamentados, inteiramente, nesse material.

As estruturas em aço possibilitam a duplicação da distância entre pilares, quando são projetadas e executadas por bons especialistas. Com a eliminação de prumadas inteiras, inclusive em fundações, a consequência é o melhor aproveitamento da área útil do espaço. Outra possibilidade de recurso é a elaboração de estruturas pênseis ou estaiadas, encontradas comumente em pontes e passíveis de adaptação para outras construções.

Vale ressaltar que antes de optar pela utilização do aço em quaisquer projetos urbanos, é importante escolher um bom fornecedor de tubo de aço. Isso porque cada lote de estruturas em aço deve vir acompanhado por certificação de garantia que confere o cumprimento das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas e assegura as características de resistência e durabilidade do material.