Tubos de aço ideais para condução de fluidos - Tubos de aço
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Tubos de aço ideais para condução de fluidos

Tubos de aço ideais para condução de fluidos
As indústrias que impulsionam a economia brasileira necessitam de estruturas de alta qualidade em seus maquinários e projetos relacionados à engenharia de produção. Muitas delas precisam implementar tubos para a condução de fluidos como óleos térmicos, dentre outras opções para transferência de calor em sistemas.
Em outros segmentos, como piscina, distribuição de água, rega e construção, os tubos de aço também marcam presença como protagonistas do sistema de condução de água e vapor, ou ainda, em indústrias químicas, navais e petrolíferas para a condução de fluidos não corrosivos.
Entretanto, a escolha correta dos tubos é fundamental para garantir a segurança da condução e, consequentemente, a redução da periculosidade nos setores de operação da indústria. Confira, a seguir, quais são as opções mais indicadas, segundo as características de cada material:

Tubos de aço redondos de condução

Para a condução de fluidos ordinários, os tubos redondos fabricados com ou sem solda longitudinal são as alternativas mais utilizadas, devido à capacidade do material de suportar fluidos a temperaturas inferiores a 200 graus Celsius.
É importante, no entanto, que o material esteja em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas NBR 5580/DIN 2440, independente se a classe for leve, média ou pesada.

Tubos de condução Shedule

Elaborados em aço carbono, os tubos Shedule também são projetados para a condução de fluidos. Porém, são indicados para sistemas onde haverá características específicas de pressão, temperatura ou propriedades corrosivas, além de projetos mecânicos e usinagem. A indústria de granulados, materiais em partículas, líquidos e pastosos encontram nos tubos Shedule a solução ideal para a condução.
No mercado, eles estão disponíveis nas opções com ou sem costura, em barras ou cortados sob encomenda. Durante a compra, é importante exigir as certificações de qualidade que confirmam a realização de testes mecânicos e ensaios hidroestáticos para avaliação do nível de segurança do material.

Dicas especiais

Durante o planejamento da implementação do sistema é importante que a empresa contrate um engenheiro mecânico.
Assim, elimina-se a possibilidade de projetar construções com pouca segurança e, principalmente, evita-se a compra dos tubos errados, já que apenas o engenheiro saberá qual o material correto para suprir todas as exigências de condução da empresa.

VEJA TAMBÉM!

Homem com capacete, luvas e óculos de proteção usando serra em ambiente industrial, a serra está produzindo grandes faíscas

O que é a norma NBR 6591, sua importância, e normas relacionadas

Dúvidas sobre o que é a NBR 6591? A gente explica tudo...

Produção diária de aço da China bate recorde no início de maio

Produção diária de aço da China bate recorde no início de maio

produção diária de aço da China subiu para um recorde de 2,045...

Aço vira grande aliado da ecologia

Aço vira grande aliado da ecologia

À primeira vista, o casamento pode até parecer uma daquelas uniões arranjadas,...

O que é aço tubular?

O que é aço tubular?

O aço tubular de metalon é caracterizado por ser uma peça oca,...

FALE CONOSCO!