Tubos de aço ideais para condução de fluidos

-

As indústrias que impulsionam a economia brasileira necessitam de estruturas de alta qualidade em seus maquinários e projetos relacionados à engenharia de produção. Muitas delas precisam implementar tubos para a condução de fluidos como óleos térmicos, dentre outras opções para transferência de calor em sistemas.

Em outros segmentos, como piscina, distribuição de água, rega e construção, os tubos de aço também marcam presença como protagonistas do sistema de condução de água e vapor, ou ainda, em indústrias químicas, navais e petrolíferas para a condução de fluidos não corrosivos.

Entretanto, a escolha correta dos tubos é fundamental para garantir a segurança da condução e, consequentemente, a redução da periculosidade nos setores de operação da indústria. Confira, a seguir, quais são as opções mais indicadas, segundo as características de cada material:

Tubos de aço redondos de condução

Para a condução de fluidos ordinários, os tubos redondos fabricados com ou sem solda longitudinal são as alternativas mais utilizadas, devido à capacidade do material de suportar fluidos a temperaturas inferiores a 200 graus Celsius.

É importante, no entanto, que o material esteja em conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas NBR 5580/DIN 2440, independente se a classe for leve, média ou pesada.

Tubos de condução Shedule

Elaborados em aço carbono, os tubos Shedule também são projetados para a condução de fluidos. Porém, são indicados para sistemas onde haverá características específicas de pressão, temperatura ou propriedades corrosivas, além de projetos mecânicos e usinagem. A indústria de granulados, materiais em partículas, líquidos e pastosos encontram nos tubos Shedule a solução ideal para a condução.

No mercado, eles estão disponíveis nas opções com ou sem costura, em barras ou cortados sob encomenda. Durante a compra, é importante exigir as certificações de qualidade que confirmam a realização de testes mecânicos e ensaios hidroestáticos para avaliação do nível de segurança do material.

Dicas especiais

Durante o planejamento da implementação do sistema é importante que a empresa contrate um engenheiro mecânico.

Assim, elimina-se a possibilidade de projetar construções com pouca segurança e, principalmente, evita-se a compra dos tubos errados, já que apenas o engenheiro saberá qual o material correto para suprir todas as exigências de condução da empresa.