Tubos de aço: por que os tubos de aço também colaboram com a
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Tubos de aço: por que os tubos de aço também colaboram com artes

Tubos de aço: por que os tubos de aço também colaboram com artes

Os tubos de aço são normalmente conhecidos por suas aplicações na construção civil, nas indústrias alimentícias, automotivas, petroquímicas, de papel e celulose, em dutos para o transporte de substâncias químicas, em sistemas de exaustão e ar condicionado, mobiliário urbano e doméstico.

Há algum tempo os tubos de aço começaram a cair nas graças de artistas, arquitetos e decoradores de todo o mundo, o que torna esse objeto cada vez mais de uso universal.

Muitas pessoas podem de início estranhar a ideia de utilizar um material “inusitado” na criação de obras de arte, porém o conceito artístico de apropriar-se de objetos e materiais característicos de outras áreas, que foram até mesmo criados para um fim específico, é parte própria, ou até mesmo uma definição possível para a arte contemporânea.

Logo no início do século XX, Marcel Duchamp, um artista francês radicado nos Estados Unidos, desenvolveu uma ideia de construção artística conhecida como ready made. Essa nova perspectiva foi revolucionaria, pois ampliou o significado de obra de arte, uma vez que incorporou elementos e objetos industrializados, normalmente utilizados por pessoas comuns no cotidiano, como bicicletas, cadeiras, portas e até mesmo mictórios.

Antes da inovação trazida por Duchamp, a matéria prima artística era exclusivamente pensada e moldada para a arte, e não um objeto pronto, feito em série, de forma industrial, e banalizado pelo uso e presença cotidiana.

O dia-a-dia, suas coisas e objetos, sendo transformados em arte é um pensamento que influenciou as mais variadas formas de expressão como literatura, música e cinema. É também a base para tudo que entendemos hoje como cultura pop.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, novos materiais mais resistentes e maleáveis surgiram. Os tubos de aço são um exemplo claro dessa apropriação artística, na busca de novas texturas e matérias primas alternativas para criações cada vez mais originais.

Um exemplo incrível de obra de arte feita com os tubos de aço é a "Singing Ringing Tree"( árvore cantante, em português) localizada em Lancashire na Inglaterra.

Singing Ringing Tree Stitch - Escultura em tubos de aço

Construída em 2006, a obra possui 3 metros de altura que compreende tubos de aço galvanizado que aproveitam a energia do vento para produzir um som que abrange uma gama de várias oitavas, funcionando como uma espécie de flauta gigantesca.

Alguns dos tubos são principalmente elementos estruturais e estéticos, enquanto outros foram cortados em toda a sua largura para permitir a passagem do ar e a criação do som. As qualidades harmônicas "do canto da árvore" foram produzidas por meio de ajustes dos tubos, de acordo com o seu comprimento por adição de furos na parte de baixo de cada um.

Vantagens dos tubos de aço

As vantagens dos tubos de aços são muitas, tais como alta resistência, facilidade de manuseio, capacidade de ser submetido à usinagem e a outros tipos de modificação, custo baixo, disponibilidade no mercado dentre outras.

Na arquitetura e na decoração os tubos de aço tem aplicações diversas. A aparência ao mesmo tempo de leveza resistência proporciona harmonia visual aos projetos arquitetônicos.

A integração com materiais diferentes é prova da versatilidade desse tipo de material. Os tubos de aço em estruturas em que são combinados com madeira, vidro e pedras são alternativas largamente exploradas por arquitetos do mundo todo.

No Brasil, temos exemplos de construções cujo design usa estruturas em aço combinadas com outros materiais, que se tornaram referências em estilo e inovação.

Na cidade de São Paulo um desses exemplos é o edifício do Centro Empresarial do Aço no Jabaquara. O prédio chama a atenção por suas características arquitetônicas, com sua estrutura horizontalizada sustentada por 22 colunas de aço de seção tubular, além da integração do aço com vidro de cor azulada em toda sua fachada.

Seja qual for a aplicação, é essencial verificar a qualidade dos tubos de aço e a confiabilidade de sua procedência.  A Tubonasa atua no mercado de tubos de aço há mais de 30 anos, e é referência na produção e comercialização de tubos de aço no Brasil.

Pioneira no segmento de distribuição de tubos em aço carbono, tubos quadrados, tubos retangulares, tubos metalon e tubos redondos, todos os seus produtos são 100% certificados.

 

VEJA TAMBÉM!

Aço carbono: o que é e para que serve?

Aço carbono: o que é e para que serve?

Quer saber se o aço carbono enferruja e tirar outras dúvidas sobre...

Entenda vantagens dos tubos de aço estruturais

Entenda vantagens dos tubos de aço estruturais

O uso de tubos ocos garantem estruturas leves, dinâmicas e resistentes, com...

Tubo para poço artesiano: tire todas as dúvidas

Tubo para poço artesiano: Guia completo para escolher o melhor tipo

Confira os tipos de tubo para poço artesiano mais reconhecidos e recomendados...

O que são tubos industriais?

O que são tubos industriais?

Tubos industriais são utilizados em processos e projetos voltados para distribuição de...

FALE CONOSCO!