Tubos de aço retangulares: aplicações

-

Estruturas mais resistentes e dinâmicas, geralmente vistas em galpões ou grandes construções, frequentemente estão ligadas ao uso de tubos de aço retangulares. Esse tipo de aço pode garantir maior maleabilidade durante o trabalho de construção, conferindo, ainda uma estética mais agradável como resultado.

Sua maior resistência à torções e forças de compressão lhe confere o título de material para estruturar obras. Dentro da categoria de aços estruturais estão ainda os formatos redondo e quadrado. Os tubos de aços retangulares podem enriquecer não só as características técnicas do projeto de arquitetura, mas também seu formato estético, um ponto relevante para projetos com propostas contemporâneas. Os arquitetos ganham mais liberdade para criar vãos livres com menos pilares para sustentação, podendo pensar em soluções mais arrojadas, despreocupando-se das limitações de projetos com outros materiais metálicos ou mesmo concreto.

tubos-retangulares

 

Grandes construções e o mercado brasileiro

A face lisa dos tubos retangulares, que não possuem ângulos, deve ser considerada em projetos que objetivam praticidade na pintura e também no trabalho de manutenção. Trabalhos com tubos de aço retangulares podem ser conferidos em grandes construções de grande porte como coberturas de aeroportos, estádios, pontes, viadutos, complexos esportivos, shopping centers, entre outros.

O Brasil está emergindo na aplicação de tubos de aço, mas os bons resultados de trabalhos já realizados com esse material devem acelerar a aceitação, já que é uma das soluções para promover a integração entre os projetos dos arquitetos e a execução das obras. Outra vantagem está na valorização da harmonia entre o projeto e as paisagens, dando mais liberdade de criação aos responsáveis pelo projeto, que podem se empenhar ainda mais na busca por conforto e funcionalidade.

Um material sustentável

Considerando a capacidade de reciclagem do aço, os profissionais da construção civil contam ainda com um aliado na questão de sustentabilidade dentro nas discussões acerca do urbanismo. Os tubos de aço podem ser reciclados, portanto, não são vilões no desenvolvimento sustentável.

A leveza dos tubos retangulares chama a atenção para o fator segurança: a ausência de cantos em sua estrutura ajuda a controlar às correntes de ar ou água, o que automaticamente pode garantir mais segurança à execução das obras, com mais proteção contra fogo, por exemplo.

O mercado de arquitetura tem reagido bem a nova tendência de empregar o uso de tubos de aço estruturais nas construções. Dessa maneira, a forma arquitetônica chama a atenção pela sua beleza moderna e os investidores agradecem pela facilidade de instalação e sua consequente redução de custos.