Tubos Schedule: O que são e onde são utilizados?

-

Tubo Schedule: O que são e onde são utilizados?

Os tubos de aço são produtos de grande importância para a indústria civil, arquitetônica e de produção. Estimativas apontam que mais de 34 milhões de toneladas de aço bruto foram produzidas no país ao longo do último ano.

Normalmente, a finalidade do uso determina qual tubo de aço será empregado em cada situação e, apesar de em sua maioria serem muito resistentes, alguns tipos não são recomendados para condições extremas de trabalho.

Este é o caso do Tubo Schedule, conhecido por sua resistência, durabilidade e versatilidade. Ele é classificado de acordo com seu diâmetro nominal, ou seja, quanto maior o diâmetro, maior a pressão e a temperatura suportadas por ele.

Ele também pode ser especificado conforme seu grau de maleabilidade, sendo tubo “A” aquele completamente dobrável e tubo “B” o dobrável até certo ponto. Outra característica que pode existir é se o tubo é galvanizado ou não, ou seja, uma camada de zinco que impede a oxidação.

Detalhes técnicos

Os Tubos Schedule são tubos de condução que obedecem à norma NBR-5590. Eles são equivalentes aos tubos da norma ASTM A-53. São estruturas de aço carbono feitas para condução de fluidos com exigências específicas de pressão, temperatura ou características corrosivas.

São aplicados ainda com finalidade mecânica e de usinagem em geral. Estes tubos são ideais para a condução de materiais sólidos granulados ou em partículas, materiais líquidos ou pastosos e ainda para vapores e gases.

Certificado de qualidade e normas técnicas

Os Tubos Schedule são obrigatoriamente fornecidos com certificado de qualidade, caracterizando os resultados dos testes mecânicos (com dobramento e achatamento), e dos ensaios hidrostáticos efetuados no ato da sua fabricação. Tal garantia permite total precisão e segurança nas instalações que os utilizam.

Outra informação importante a respeito deste tipo de tubo é que ele pode ser fornecido com exigências normativas específicas, seguindo a norma ASTM A-53, a ASTM A106 ou API5L.

Utilização dos Tubos Schedule

Como estes tipos de tubos são resistentes à condução de fluidos sob pressão e temperaturas específicas, eles são ideais e muito utilizados nas indústrias químicas, petrolíferas e navais. Além disso, são constantemente usados na engenharia automotiva e em hospitais. Confira:

  • Hidrantes

As redes de hidrantes são conjuntos de tubos e conexões que conduzem a água para o combate a incêndios. Portanto, seus tubos precisam resistir ao calor e suportar a pressão da água até os pontos dos hidrantes ou dos mangotinhos, por isso os Tubos Schedule são os mais adequados.

  • Caldeiras

As caldeiras são grandes recipientes de produção de vapor. Por meio do aquecimento da água, elas conseguem ativar máquinas térmicas que precisam de grandes temperaturas, como calefação ambiental, esterilização, cozimento, entre outros. Os Schedule são interessantes, pois são capazes de resistir a tais temperaturas.

  • Super aquecedores

É constantemente utilizado em superaquecedores, que precisam de tubos de aço de condução que suportem altíssimas temperaturas. Eles otimizam o funcionamento das caldeiras e aproveitam ainda os próprios gases que circulam no seu interior.

  • Condensadores

São os responsáveis pelos processos de destilação simples. Em sua estrutura, passam dois tipos de fluidos, sendo um o vapor que está condensado e o outro a água que resfria a temperatura do condensador. Os Tubos Schedule são, portanto, ideais para resistir a tudo isso.

  • Trocadores de calor

Eles também necessitam de tubos de condução para transferir calor de um fluido para o outro. São muito úteis em usinas, aquecedores, condicionamento de ar e refrigeração. Os radiadores dos carros são bons exemplos de trocadores de calor.

  • Indústrias químicas

Tais indústrias precisam obedecer às normas rígidas de segurança para a realização dos seus processos químicos e para a formação das suas substâncias e matérias-primas. Em razão disso, os tubos de aço de condução acabam tornando-se essenciais e indispensáveis, sendo os Schedule os maiores aliados.

  • Hospitais

Em hospitais, é obrigatório o suprimento de oxigênio, ar comprimido e vácuo para o tratamento dos pacientes. As saídas para estes gases precisam estar em conexões apropriadas e em tubulações adequadas para evitar trocas acidentais. Mais uma vez, os Tubo Schedule são a melhor escolha.

Tubos Schedule oferecidos pela Tubonasa

A Tubonasa fornece Tubos Schedule com ou sem costura, em modelos pretos ou galvanizados. Eles podem ser em barras ou, em alguns casos, cortados em comprimentos específicos.