Aço vira grande aliado da ecologia

-

À primeira vista, o casamento pode até parecer uma daquelas uniões arranjadas, em que um noivo pouca relação tem com o outro. Todavia, uma análise mais aprofundada mostra que os tubos de aço utilizados na construção de casas, apartamentos e imóveis comerciais tornaram-se um grande aliado da ecologia nas construções.
Uma das significativas vantagens do uso do aço em comparação com os materiais usados nos canteiros de obras tradicionais é em relação aos detritos. Enquanto cálculos de concreto, por exemplo, exigem uma margem de erro maior e, consequentemente fazem com que acabe sobrando mais material que volume que deveria ser utilizado, os tubos de aços permitem a realização de uma previsão muito mais precisa da quantidade de material necessário para cada obra.

Dessa forma, a sobra dos tubos de aço, se houver, é muito menor se comparada com outros materiais. Além disso, os tubos industrializados de aço podem ser inteiramente reciclados.

Material 100% reciclável
Mesmo que uma mudança nos planos da construção possa levar ao uso menor que o previsto do material, ele não é perdido. Há facilidade de revenda dos pedaços que sobram, o que já não ocorre com boa parte dos outros materiais. Eles acabam virando entulho e precisam ser descartados criando os chamados lixões e causando danos à natureza.

Segundo estudo realizado pelo CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço), a utilização do metal em construções pode reduzir em até 25% o volume de detritos gerados quando as obras utilizam-se dos métodos tradicionais para levantar um prédio.
Os benefícios ecológicos, todavia, não se limitam a esse aspecto. O aço atua como substituto de outras matérias primas. A madeira, por exemplo, é muito usada na construção de casas para guardar materiais e proteger os funcionários contra o mau tempo, que pode forçar a paralisação dos trabalhos.

Árvores preservadas
O uso de estruturas metálicas é uma opção para descartar o uso da madeira. Essas estruturas são montadas e desmontadas de acordo com a necessidade permitindo sua utilização em várias obras por um tempo muito longo dado à durabilidade do aço. Isso evita, em curto, médio e longo prazo, o corte de árvores.

Menor poluição sonora
O volume de barulho produzido na obra também é significativamente menor quando o aço é utilizado. Como os tubos são industrializados, eles já chegam praticamente prontos ao canteiro de obras.
Assim, tudo o que os operários precisam fazer é encaixá-los para que possam assumir sua função na construção. Não há necessidade de serrotes, martelos ou outros equipamentos capazes de perturbar não só os funcionários que trabalham na obra como também as pessoas que moram na vizinhança e são obrigadas a conviver com o barulho.
O aço também se adéqua com facilidade aos materiais usados nas obras convencionais. Isso permite, inclusive, o uso de estrutura pré-moldadas, facilitando ainda mais os trabalhos no canteiro de obras.
Em caso de necessidade de reformas futuras, a vantagem do aço fica ainda maior uma vez que a estrutura pode ser desmontada e adaptada de acordo com as novas necessidades.