Tubo DIN 2440: Entenda o que é e suas funcionalidades! - Tubos
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Tubo DIN 2440: Entenda o conceito e quais são suas funcionalidades!

Tubo DIN 2440: Entenda o que é e suas funcionalidades!

O que você sabe sobre o tubo DIN 2440? Com a influência da tecnologia e seus avanços em áreas como química, engenharia e mecânica, a indústria de tubos está em uma fase de crescimento bastante notável. 

Devido a esse e outros motivos, muitas vezes é fácil se perder sobre os diversos tipos de tubos existentes no mercado – principalmente aqueles feitos em aço. 

Pensando nisso, no artigo de hoje, nossa missão é explicar em detalhes os tubos de aço enquadrados na norma DIN 2440, desde seu conceito, especificações e características, até suas aplicações e vantagens. 

Acompanhe a leitura com a Tubonasa! 

O que é o tubo din 2440?

De forma resumida, o tubo DIN 2440 é um tubo de aço carbono com costura, desenvolvido principalmente para aplicações como condução de fluidos não corrosivos, especialmente em baixa pressão.

Esse tipo de tubo atende à DIN 2440, uma norma alemã que especifica dimensões, tolerâncias e requisitos técnicos para esses tubos.

Vale já acrescentar que essa norma serviu de base para a criação da norma brasileira NBR 5580

Agora, com o conceito definido, vamos entender melhor onde esse tubo é usado e, em seguida, as especificações e os requisitos de sua norma. Acompanhe: 

Quais são as suas aplicações?

Na maioria dos casos, os tubos DIN 2440 são utilizados na condução de fluidos como água, ar comprimido, gás, todos em baixa pressão

Em casos de líquidos corrosivos, é importante que o tubo seja galvanizado para garantir ainda mais eficiência e durabilidade. 

Já no caso de aplicações em eletrodutos, o tubo pode ser do tipo preto. 

Geralmente, a condução de fluidos ocorre em instalações industriais, comerciais ou em empreendimentos da construção civil. 

Para complementar, listamos abaixo outras aplicações comuns desse tipo de tubo: 

  • - Indústria de construção civil: são aplicados na estruturação e suporte de edifícios, pontes e outras estruturas;


  • - Sistemas de aquecimento: utilizados em sistemas de aquecimento central, caldeiras e condutas de distribuição de calor;


  • - Redes de incêndio: usados como parte dos sistemas de proteção contra incêndios, como tubulação para sprinklers e hidrantes;


  • - Construções mecânicas: usados como componentes em estruturas mecânicas e em aplicações de engenharia mecânica;


  • - Instalações comerciais e residenciais: pode ser encontrado também em sistemas de aquecimento ou refrigeração, e outros elementos estruturais de edifícios comerciais e residenciais.

Quais são as especificações do tubo DIN 2440?



De acordo com a norma DIN 2440, os tubos de aço carbono de seção circular podem ser pretos ou galvanizados, com pontas lisas, biseladas ou com roscas BSP ou NPT.

Ainda no processo de fabricação, eles passam pela solda longitudinal (costura) por alta frequência.

Eles também possuem propriedades químicas e mecânicas definidas, e são fornecidos em três classes de espessura

  1. L (leve);

  2. M (médio); 

  3. P (pesado). 

Todos os tubos fornecidos nesta norma devem ser submetidos ao ensaio de pressão hidrostática, de 5 MPa durante um tempo mínimo de 5 segundos.

E quais as medidas?

No que se refere ao padrão de comprimento dos tubos da norma DIN 2440, o mais comum é de 6 metros, embora existam outros comprimentos sob consulta ou encomenda. 

Já para as medidas deste tipo de tubo, existem mais de 40 opções, entre 1/8” e 6” de diâmetro externo. 

Nas categoria leve, sua espessura fica entre 1,80 mm e 3,75 mm. Na classe mediana, a espessura pode variar entre 2,00 mm e 5,00 mm. 

Já na categoria pesada, que requer mais resistência, sua espessura de parede pode ficar entre 2,65 mm e 5,60 mm.

Entretanto, para os casos em que o cliente necessita de um modelo diferente, é necessário consultar as normas técnicas para entender quais as possibilidades e, especialmente, as restrições.

Tubo DIN 2440: quais as vantagens?

Uma curiosidade bastante interessante — e relevante — é que esse tipo de tubo tem como vantagem o fato de não agredir o meio ambiente. 

Afinal, além dos requisitos dispostos na norma, sua fabricação também é feita de acordo com as principais exigências dos órgãos ambientais reguladores.

Além dessa, listamos abaixo outras vantagens do tubo da norma DIN 2440 para você conhecer melhor.

Durabilidade e custo-benefício

Por ser um produto feito de um material de custo relativamente baixo e com durabilidade satisfatória, esse tipo de tubo tem excelente custo-benefício. 

Quando o tubo é galvanizado, sua resistência à corrosão e durabilidade são ainda maiores, e por isso acaba necessitando de pouquíssima ou quase nenhuma manutenção. 

Para completar, em casos extraordinários em que seja necessário fazer algum tipo de reparo, o custo também costuma ser relativamente baixo.

Resistência

A força e resistência é um ponto forte dos tubos DIN 2440 – e dos tubos de aço carbono em geral. 

Isso porque esse tipo de aço é uma matéria-prima de difícil corrosão, mesmo quando exposto a situações adversas, como sol, chuva e umidade. 

Assim, os tubos são adequados para uso em ambientes críticos e exigentes.

Eficiência

Como exposto ao longo desse artigo, os tubos seguem critérios rigorosos de fabricação dispostos na norma DIN, e em sua versão brasileira, a NBR 5580. 

Por isso, as propriedades químicas e mecânicas desses tubos são padronizadas e testadas. 

Essa característica faz com que os tubos da norma sejam ideais em aplicações altamente controladas, e com necessidades de eficiência superiores. 

Qual a diferença entre DIN 2440 e tubo schedule NBR 5590?


Diferentemente do DIN 2440, que é utilizado na condução de quaisquer líquidos não corrosivos (água, óleo etc), os tubos schedule NBR 5590 são indicados para a condução de fluidos com exigências específicas de pressão, temperatura ou com características corrosivas. 

Por isso, são ideais para aplicações com fins mecânicos e usinagem em geral.

Leia também: Normas para tubos de aço carbono nacionais e internacionais [Guia]

Onde encontrar o tubo DIN 2440 (NBR 5580)?

Você sabia que a Tubonasa é referência nacional em tubos de aço de qualidade e tem uma longa lista de clientes satisfeitos? 

A Tubonasa é uma empresa com experiência comprovada no segmento industrial, oferecendo diversas soluções em tubos de aço com excelente custo-benefício. 

Os produtos contam com alto padrão de qualidade e passam por processos técnicos rigorosos para garantir a maior durabilidade e eficiência.

Sempre preocupada com as melhores práticas do mercado, a Tubonasa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, distribuindo produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.

Além do tubo DIN 2440, a Tubonasa trabalha com outros dos mais importantes modelos do mercado. 

Melhor preço e qualidade comprovada é na Tubonasa! Encomende os seus tubos de aço com a gente!

Conclusão

No artigo de hoje, você conferiu o que é o tubo DIN 2440, suas aplicações, vantagens, especificações e as principais características da norma. 

De forma geral, esse tipo de tubo é feito em aço carbono com costura, ideal para aplicações como condução de fluidos não corrosivos, especialmente aqueles em baixa pressão.

Quer conferir mais dicas e conteúdos como esse? Visite o blog completo da Tubonasa e mantenha-se sempre atualizado com os nossos artigos!


VEJA TAMBÉM!

Homem com capacete, luvas e óculos de proteção usando serra em ambiente industrial, a serra está produzindo grandes faíscas

O que é a norma NBR 6591, sua importância, e normas relacionadas

Dúvidas sobre o que é a NBR 6591? A gente explica tudo...

Como pintar metalon de maneira correta? Dicas uteis!

Saiba como pintar metalon de maneira correta com essas dicas práticas

Veja dicas úteis de como pintar metalon, e quais os tipos de...

Portão Galvanizado: veja por que vale a pena!

Portão Galvanizado: veja por que vale a pena!

Muita gente não sabe, mas a galvanização ou galvanoplastia é um processo...

Qual o melhor material para portão de garagem?

Qual o melhor material para portão de garagem?

A escolha de um portão seguro e resistente é uma das preocupações...

FALE CONOSCO!