Se você tem uma casa, um sobrado, um imóvel no campo ou...
Nas complexas redes de tubulações que compõem diversos sistemas industriais, o Tubo Schedule se destaca como uma das soluções mais robustas e versáteis existentes no mercado.
Fabricado em aço carbono, esse tipo de tubo garante a condução eficiente de gases, líquidos e outros fluidos, e por suas características atende às mais rigorosas demandas.
Sua alta resistência, estabilidade dimensional e flexibilidade garantem confiabilidade e segurança, enquanto sua durabilidade e versatilidade o tornam a escolha ideal para uma série de aplicações.
Neste artigo, vamos explicar o que é tubo schedule, suas características técnicas e as aplicações mais indicadas, além de responder algumas dúvidas comuns sobre esse tipo de material.
Acompanhe a leitura!
O tubo Schedule é uma classificação de tubos de aço que define a espessura de sua parede, com base em uma escala de “schedules", ou "tabelas".
Estes tubos, enquadrados na norma técnica NBR 5590, são conhecidos por sua alta resistência e capacidade de conduzir fluidos sob pressão e a altas temperaturas.
Por isso, são utilizados principalmente no contexto industrial, desde sistemas de encanamento até estruturas mecânicas e processos de usinagem.
As medidas do Tubo Schedule se referem principalmente à espessura de parede e ao diâmetro nominal (NPS - Nominal Pipe Size).
A espessura da parede varia de acordo com o número do Schedule, que pode ir de Schedule 5 (mais fino) até Schedule 160 ou até XXS (Double Extra Strong), que possuem paredes bem grossas.
As especificações mais comuns são:
- SCH 10: tubo leve, com menor espessura e ideal para aplicações de baixa pressão;
- SCH 40: tubo de uso geral, com boa resistência à pressão e utilizado em diversos setores;
- SCH 80: tubo de alta resistência, ideal para aplicações de alta pressão e temperatura.
Em suma, esses tubos variam em espessura de parede (5, 10, 20, 40, 80, 120, 160) para adequação a diferentes níveis de pressões e temperaturas. Ou seja, o Schedule define sua capacidade resistiva.
Leia também: Entenda vantagens dos tubos de aço estruturais
Os Tubos Schedule são tubos de condução que seguem a norma brasileira NBR-5590, equivalente à norma americana ASTM A-53. Essa padronização garante a qualidade e confiabilidade do produto, assegurando sua adequação a diversos projetos.
Eles são resistentes, inclusive à corrosão, e têm altos índices de durabilidade, além da versatilidade em várias aplicações.
Vale ressaltar ainda que os tubos podem ser produzidos pretos ou galvanizados, com ou sem costura, em barras ou ainda cortados em comprimentos específicos.
Leia também: Tubos de aço com ou sem costura: entenda diferenças
Como vimos anteriormente, o Tubo chamado Schedule é amplamente aplicado no setor industrial, para o transporte confiável de sólidos granulados ou em partículas, líquidos, pastosos, vapores e gases.
Como exemplos, podemos citar segmentos industriais como:
- Alimentício: transporte de líquidos e produtos alimentícios em tubulações;
- Farmacêutico: garantia de pureza e higiene em tubulações de produtos farmacêuticos;
- Química e Petroquímica: suporta alta pressão e temperatura na manipulação de produtos químicos;
- Açúcar, álcool e bebidas: ideal para o transporte de líquidos em altas temperaturas e em ambientes corrosivos.
Entretanto, exatamente por ter a versatilidade como uma de suas principais características, também pode ser perfeitamente utilizado em outros contextos, como:
- Fabricação de máquinas pesadas;
- Hidrantes e sistemas de combate a incêndio;
- Construção civil, com pontes, edifícios e plataformas de petróleo;
- Distribuição de água potável.
Os tubos Schedule se diferenciam pela espessura da parede, sendo adequados para aplicações que demandam uma resistência mecânica significativa.
Já os tubos OD, ou "Outside Diameter", são identificados pelo diâmetro externo, e são escolhidos em contextos que tenham como requisito uma excelente tolerância à corrosão e a temperaturas elevadas, sem enfatizar tanto a espessura da parede.
A principal diferença entre os Schedule 40 e Schedule 80 está na espessura da parede de cada um. Os Schedule 80 têm paredes mais espessas que os Schedule 40, e por isso são mais resistentes a pressões elevadas e condições adversas.
Consequentemente, os Schedule 80 são frequentemente escolhidos para aplicações que exigem esse nível adicional de robustez, especialmente onde os tubos estarão expostos a fatores externos que podem desafiar sua integridade estrutural.
Procurando pela tabela tubo schedule para encontrar o produto ideal para o seu projeto? Baixe gratuitamente o catálogo de tubos de aço Tubonasa e encontre a tabela tubos schedule na página 17.
Aproveite para conhecer os outros tubos de aço Tubonasa.
Seja qual for o seu projeto, a Tubonasa oferece a solução ideal em termos de segurança, confiabilidade e eficiência!
Com mais de 30 anos de história, a Tubonasa é pioneira e se orgulha de participar de projetos dos mais diversos níveis de complexidade, oferecendo tubos fabricados seguindo o rigor das normas técnicas nacionais e internacionais.
Trabalhamos com estoque a pronta entrega para todo o Brasil, com compromisso na pontualidade da entrega, e flexibilidade de pagamento com parcelamento pelo BNDES.
O tubo Schedule, padronizados pelas normas NBR-5590 e ASTM A-53, são a escolha ideal para quem busca resistência, confiabilidade e versatilidade na condução de fluidos diversos.
Sua robusta construção em aço carbono garante alta resistência à pressão, temperatura e corrosão.
Essas características permitem sua aplicação em diversos segmentos, desde redes de água e gás até indústrias petroquímicas.
Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe! E se você quiser conferir mais assuntos relacionados, visite nosso blog completo.
Se você tem uma casa, um sobrado, um imóvel no campo ou...
Confira as principais características e vantagens dos tubos de aço quadrado e...
Autoridades comerciais dos Estados Unidos decidiram não impor tarifas sobre as importações...
Aço preto: o que é e quais suas aplicações? O aço preto é...