Tubos estruturais: vantagens, aplicações e normas de qualidad
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Tubos estruturais: vantagens, aplicações e normas de qualidade

A vez dos tubos de aço estruturais

Garantindo grande suporte e alta resistência, os tubos estruturais são estruturas leves e duráveis, de fácil manuseio e que demandam pouca manutenção.

Essas características, aliadas à versatilidade dessa categoria de tubos, tornam os tubos de aço estruturais peças aplicadas aos mais diversos tipos de projetos, desde a construção civil à indústria.

Isso quer dizer que é fácil encontrar tubos em sistemas de extintores de incêndio, tubulações de água e transporte de gases.

Mas como os tubos de aço estruturais conseguem apresentar tantas vantagens? De que forma ele se consolidou no mercado e como são fabricados?

O mercado da composição de tubos de categoria estrutural se destaca cada vez mais no mercado, e quando fabricados seguindo as recomendadas normas de qualidade, essas peças podem garantir o sucesso de um projeto.

Quer responder essas e outras dúvidas acerca do tema? Veio ao lugar certo!

A sua especialista em tubos de aço, a Tubonasa, traz aqui um conteúdo especial sobre esse tema, para que você fique sabendo de tudo.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quer saber como são feitos os tubos de aço carbono para incêndio? Confira nosso post sobre o assunto!

Tubos Estruturais: para que servem?

Como iniciamos neste artigo, os tubos estruturais são um dos mais versáteis do mercado, amplamente utilizados em diversos setores, como a indústria, construção civil, estádios e edificações de grande porte, além de aeroportos, galpões e instalações.

Ainda, podem ser utilizados na fabricação de veículos rodoviários e ferroviários, além de estarem presentes em algumas manipulações de materiais.

Em suma, devido à sua resistência, esses tubos podem compor os mais variados projetos com eficiência.

Características dos tubos estruturais

Os tubos caracterizados como estruturais podem ser fabricados utilizando a junção de diversos e diferentes tipos de materiais, o que ajuda nas variadas propriedades presentes, contribuindo para a sua resistência.

As peças costumam ser feitas em metal oco, em tamanhos e espessuras diferentes, trazendo a redução no peso final que garante a leveza.

Ainda assim, esses tubos podem resistir a altas cargas de peso e pressão, com a resistência necessária para não enferrujar.

Quais são as vantagens dos tubos estruturais?



As características dos tubos estruturais são parte importante para definir as vantagens que esse tipo de tubo oferece.

Isso porque, devido ao processo de fabricação, esses tubos são muito fortes, resistentes à pressão e à corrosão, e que podem durar por longos anos.

Ainda, são outras vantagens dos tubos de aço estrutural:

- fácil aplicação

- altamente duráveis

- seguros e sustentáveis

- muito mais fáceis de montar.

Como é fabricado um tubo de aço estrutural?

A fábrica responsável compram grandes quantidades de papel laminado em bobinas, mantidos à quente e em formatos variados.

Essas bobinas são cortadas e dobradas conforme a demanda solicitada, formando o tubo; após essa etapa uma soldagem é realizada para fechar esse círculo formado e não deixar nenhum espaço aberto, garantindo a resistência do tubo.

O processo de fabricação de um tubo estrutural, em resumo, não é muito difícil, nem exige grandes logísticas.

Como está o mercado de tubos estruturais atualmente?

As vantagens oferecidas pelos tubos estruturais aos projetos construtivos em termos de custo e versatilidade explicam o aumento de sua demanda no mercado nacional. 

Comparado com o ano passado, esse mercado encontra-se bastante aquecido, o que pode ser explicado pelo forte aumento da demanda por parte de empreendimentos de infraestrutura e pela crescente industrialização dos processos da construção.

"O mercado da construção civil exige maior velocidade de execução dos projetos, antecipação do retorno do capital, precisão de orçamentos e eliminação de desperdícios. 

Estas demandas são melhor atendidas pela construção em aço e, neste cenário, há bastante espaço para o aumento da construção metálica tubular", afirma Silas Fernandes, superintendente de vendas de tubos estruturais da V & M do Brasil.

Ele destaca a sustentabilidade do aço, uma vez que é um material 100% reciclável: "o aço contido nas edificações pode ser coletado e retornar às usinas siderúrgicas para ser reutilizado, sem perder suas qualidades".

A V & M do Brasil fabrica, entre outros produtos, tubos estruturais com seções circulares e retangulares utilizando vários tipos de aço, os quais são aplicados na construção civil e no segmento de bens de capital. 

A empresa atua nesses mercados disponibilizando suporte técnico aos diferentes profissionais envolvidos, desde a concepção do projeto, fabricação e montagem da estrutura. 

A utilização de componentes tubulares permite modelos estruturais mais leves, com menor quantidade de peças e com menor exposição superficial a intempéries que os outros modelos. 

Quando adotadas, as seções tubulares permitem a redução dos custos devido ao aumento da rigidez dos modelos estruturais, redução dos custos de manutenção, além de agregar grande benefício estético e proporcionar aumento na durabilidade das estruturas dos edifícios. 

"Por isso é importante o projeto já ser concebido em estrutura tubular para garantir tais benefícios. Para tanto, a V & M do Brasil contribui com todo o suporte necessário ao cliente", completa SiIas Fernandes. 

A empresa possui vasta experiência em projetos deste tipo, tendo participado da construção de diversas obras de infraestrutura, tais como: 

- a cobertura do Parque Aquático Maria Lenk, feita para os Jogos Pan-Americanos de 2007; 

- a cobertura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília; o Expominas, em Belo Horizonte; 

- a ampliação do Aeroporto Santos Dumont, do Aeroporto de Recife e do Aeroporto de Brasília. 

Tubos estruturais também são aplicados em empreendimentos de transporte, como o metrô do Rio de Janeiro e metrô de São Paulo, além de diversas passarelas urbanas construídas em todo país. 

"Nossas ações de Marketing e Pesquisa & Desenvolvimento, bem como nossos produtos Premium, contribuem de forma efetiva para alavancar o crescimento da construção metálica no país", explica Silas Fernandes. 

A empresa conta com uma rede de distribuidores autorizados para atender clientes na pronta-entrega e fornece direto ao mercado em alguns casos. 

"A V & M do Brasil é uma empresa bem estruturada e preparada para atender a expansão da demanda de construções urbanas de nosso país. A capacidade de produção da Usina Barreiro atualmente é de 590 mil toneladas de tubos por ano. Nossa empresa investe continuamente em melhoria de processos, buscando melhorias no atendimento ao mercado, ganhos de produtividade e redução de custos", completa Silas Fernandes. 

A Tubonasa Aços é uma empresa completamente preparada para atender à demanda do mercado ressaltada por Silas, e distribuir todos os tipos de tubos de aço estruturais, em suas mais diversas normas; confira aqui nosso catálogo.

Quais são os tipos de tubos de aço estruturais?

Considerando a gama de aplicações dos tubos estruturais, essas peças podem ser fabricadas nos mais variados formatos, podendo ser com ou sem costura, redondos ou quadrados, além da versão retangular.

A grande opção de modelos é o que ajuda a atrair projetos das mais específicas áreas, conforme a demanda do projeto.


Aplicações dos tubos estruturais com seções circulares e retangulares



Projetos e construções que demandam estruturas resistentes e duráveis podem contar com os benefícios das seções tubulares, uma vez que essas peças compreendem diversas funcionalidades.

São algumas das principais aplicações dos tubos em seu formato circular ou retangular:

- galpões;

- shopping centers;

- obras de mobilidade urbana;

- pontes e torres de transmissão;

- instalações de plataformas de petróleo e offshore.

Normas de tubos estruturais

Como se tratam de tubos fabricados nos mais variados formatos e tipos de metais, com aplicações diversas, os tubos estruturais não são fabricados seguindo apenas um tipo de norma, tanto nacional quanto internacional.

São algumas delas:

- NBR 5580: para tubos de condução de fluidos não-corrosivos

- NBR 5590: para tubos com alta resistência em demandas de pressão;

NBR 6591: para tubos com costura de qualquer formato e obtidos por meio de chapas laminadas;

- NBR 8261: para tubos que compõem estruturas rebitadas, parafusadas e soldadas, com ou sem costura.

Ainda, para os tubos estruturais de aço carbono, aplica-se a norma ASTM 500.

Onde encontrar tubos estruturais de qualidade?

Além de garantirem toda a versatilidade e durabilidade que são características fundamentais para bons tubos estruturais, essas peças ainda devem ser fabricadas seguindo as normas pré-definidas.

Logo, é fundamental para o cliente certificar-se de estar adquirindo tubos com um fornecedor confiável e responsável!

Tubonasa está há mais de 30 anos no mercado e é especialista (e pioneira!) na distribuição de tubos de aço!

Veja como é simples fazer orçamento de tubos de aço com a Tubonasa

Com uma equipe de vendas preparada para garantir a melhor assistência desde o início do seu projeto, estamos esperando você com as melhores opções de tubos de aço, além de condições de fornecimento especiais para a sua empresa!

Preencha um rápido formulário para entrar em contato com o nosso time e receber um orçamento personalizado para as suas necessidades.


Os produtos da Tubonasa são a melhor opção para o seu projeto: venha conferir nosso catálogo!

Conclusão

Com uma série de funcionalidades e vantagens, os tubos estruturais são a melhor opção para integrar o seu projeto e garantir o sucesso da sua construção, seja ela uma demanda de médio ou grande porte!

A leveza e fácil manipulação dos tubos estruturais garantem uma fácil instalação e possível manutenção desse tipo de tubo; ainda assim, essas características não comprometem a resistência e durabilidade da peça, que perdura por longos anos.

Procurando por tubos estruturais de qualidade? Converse com a Tubonasa!

Quer mais dicas e conteúdos como este? Confira aqui o blog completo da Tubonasa e fique sempre atualizado!


VEJA TAMBÉM!

Tubos redondos empilhados

Norma NBR 8261: O que significa, graus, tubos e normas relacionadas

Dúvidas sobre a norma NBR 8261? A gente te explica tudo com...

Tubos de aço

Tubos de aço

O uso e abuso do aço em uma obra imobiliária não é...

Homem com capacete, luvas e óculos de proteção usando serra em ambiente industrial, a serra está produzindo grandes faíscas

O que é a norma NBR 6591, sua importância, e normas relacionadas

Dúvidas sobre o que é a NBR 6591? A gente explica tudo...

Gerdau: setor de aço e tubos de aço está preocupado com desindustrialização

Gerdau: setor de aço e tubos de aço está preocupado com desindustrialização

O presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, disse hoje que o setor...

FALE CONOSCO!