Não sabe o que é o tratamento térmico realizado em metais e...
Por sua versatilidade e resistência, o tubo de aço redondo é um dos mais comuns do mercado, sendo empregado em contextos muito além dos ambientes industriais.
Pode ser encontrado desde a construção civil até a criação de peças de mobiliário e estruturas metálicas, como portões, cercas, corrimãos e até elementos de sinalização e comunicação visual.
Também é uma peça-chave na indústria automobilística e de maquinário.
Mas quais características e especificações o tubo redondo possui para que seja utilizado nessa diversidade de aplicações? Ainda, quais normas técnicas regem esse tipo de material?
Continue lendo esse artigo para entender.
Os tubos de aço redondo são fabricados em aço carbono ou ferro, em processos de laminação a quente e/ou a frio.
Entre os seus tipos mais comuns, estão os tubos galvanizados e os pretos, disponíveis com ou sem costura, atendendo a exigências específicas de diversos projetos.
As especificações desses tubos são determinadas pelo diâmetro externo e espessura das paredes internas. Entenda melhor a seguir.
As bitolas, ou seja, os diâmetros internos do tubo de aço de seção circular, são diversas.
Afinal, os tubos precisam atender às mais diversas demandas e necessidades de aplicações, lembrando que existe uma medida ideal para cada aplicação — que depende do objetivo.
É possível encontrar tubos de 6,40 mm de diâmetro interno, a 743 mm, por exemplo.
Para conferir em detalhes todas as medidas, espessuras, pesos e dimensões dos tubos redondos industriais que a Tubonasa oferece, basta acessar nossa Tabela de Medidas.
Como já mencionamos na introdução deste artigo, os tubos de seção circular são utilizados em uma série de segmentos do mercado. Confira alguns deles a seguir:
- Condução de líquidos: água, gás e esgoto;
- Construção civil: portões, cercas, postes, corrimões, grades;
- Indústria de móveis: estruturas metálicas, pernas de mesas e cadeiras;
- Indústria automotiva: peças de suspensão, chassi;
- Indústria de máquinas: estruturas metálicas, eixos;
- Sinalização e comunicação visual: postes, suportes;
- Mobiliário urbano: estruturas metálicas de brinquedos de playgrounds, bancos e equipamentos de ginástica em praças, pontos de ônibus, entre outros.
O tubo redondo apresenta muitas vantagens para o ramo industrial e para a construção civil.
Além de praticidade, resistência, custo-benefício e durabilidade, listamos abaixo outros destaques deste tipo de produto:
- Resistência à corrosão;
- Resistência ao calor e a fortes impactos;
- Resistência mecânica superior aos aços baixo carbono;
- Facilidade de limpeza;
- Baixa rugosidade superficial;
- Aparência higiênica;
- Inércia;
- Facilidade de conformação;
- Facilidade de soldagem e união;
- Relação custo-benefício favorável;
- Baixo custo de manutenção.
Sim, existem normas técnicas para garantir a qualidade e a segurança dos tubos redondos de aço carbono.
As normas especificam as dimensões, características e propriedades dos tubos de aço redondo, sendo necessariamente seguidas à risca por fabricantes e fornecedores.
As normas técnicas mais comuns para esse tipo de tubo são:
NBR 5590: especifica as características dos tubos de aço carbono, com e sem costura, especialmente para condução de fluidos com necessidades especiais de pressão;
NBR 5580: especifica as características dos tubos de aço carbono, com e sem costura, especialmente para condução de fluidos;
NBR 6591: especifica as características dos tubos de aço carbono, com costura, para fins estruturais;
DIN 2440: especifica as características dos tubos de aço carbono para aplicações como condução de fluidos não corrosivos, especialmente em baixa pressão;
NBR 8261: especifica as dimensões dos tubos formados a frio, com e sem costura, destinados à aplicação em estruturas soldadas, parafusadas e rebitadas;
ASTM A53: esta norma especifica as dimensões e características dos tubos de aço carbono, sem costura, para uso geral.
Como esse produto é muito utilizado em diferentes ramos de atuação, é relevante acrescentar que a segurança é um ponto de extrema importância no tubo redondo.
Por isso, ele passa por testes de qualidade e resistência durante todo o processo de fabricação.
Leia mais: Normas para tubos de aço carbono nacionais e internacionais [Guia]
A laminação é o método mais comum de fabricação de tubos redondos. Nesse processo, uma chapa de aço é aquecida e passa por um conjunto de cilindros, onde é comprimida e moldada em formato tubular.
A laminação pode ser realizada a quente ou a frio.
A quente, a chapa de aço é aquecida a uma temperatura de até 1.000 graus Celsius, em um processo que produz tubos com paredes mais espessas e com propriedades mecânicas mais altas do que a laminação a frio.
Na laminação a frio, a chapa de aço é laminada a uma temperatura ambiente, produzindo tubos com paredes mais finas e com maior precisão dimensional.
Além disso, quando soldados, ou seja, costurados, os tubos passam pelo processo de resistência elétrica de alta frequência, de acordo com a norma NBR 6591 e NBR 8261 (ASTM A500).
Leia também: Entenda vantagens dos tubos de aço estruturais
Sabia que a Tubonasa é referência em produtos de qualidade? Temos experiência comprovada no segmento industrial de tubos e oferecemos diversas soluções em tubos de aço.
Todos os produtos possuem alto padrão de qualidade e passam por intensos processos técnicos, como a galvanização, para garantir a maior durabilidade.
A empresa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, proporcionando aos clientes produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.
Também oferecemos pagamento facilitado por meio do cartão do BNDES e garantimos pontualidade na entrega para diferentes regiões do Brasil.
E aí, tudo certo sobre o tubo de aço redondo, suas especificações, vantagens e aplicações?
Nesse artigo, apresentamos os motivos pelos quais esse tipo de tubo é um dos mais utilizados em diversos segmentos de mercado, desde indústrias e construção civil até estruturas metálicas diversas.
Para mais dicas e informações, acesse o blog completo da Tubonasa.
Não sabe o que é o tratamento térmico realizado em metais e...
Confira os tipos de tubo para poço artesiano mais reconhecidos e recomendados...
Saber qual é o valor médio do metalon 50x50 é fundamental para...
Não sabe como funciona a galvanização a fogo? Explicamos tudo sobre o...