NBR 6591: o que é, sua importância, e normas técnicas [Guia]
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / O que é a norma NBR 6591, sua importância, e normas relacionadas

Homem com capacete, luvas e óculos de proteção usando serra em ambiente industrial, a serra está produzindo grandes faíscas

A NBR 6591 é a norma responsável por padronizar e garantir a segurança no processo de fabricação de tubos.

É por meio dela que as empresas responsáveis pela fabricação verificam as características que compõem os itens, bem como os materiais a serem utilizados, e demais detalhes importantes.

O cumprimento da NBR6591 faz parte de um processo de fabricação seguro no ramo da tubulação, evitando problemas nos tubos desenvolvidos e garantindo a entrega de itens de qualidade aos clientes interessados.

Para que você saiba o que esperar de um tubo com fabricação confiável, a equipe da Tubonasa preparou um conteúdo especial sobre a norma 6591!

Acompanhe no artigo abaixo tudo sobre a NBR 6591, sua importância, e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é NBR? Qual a sua função?

A sigla corresponde à Norma Brasileira, e o conjunto descrito pela NBR informa e padroniza, em uma perspectiva técnica, todos os processos de elaboração de produtos e serviços que acontecem no Brasil.

Em suma, todas as empresas que trabalham com fabricação, de qualquer segmento de produtos e em qualquer escala, devem estar atentas ao que diz a NBR.

O desenvolvimento das NBRs é feito de maneira neutra e objetiva, e é graças a essas normas que as empresas possuem um direcionamento na fabricação de todos os seus projetos, entregando segurança ao consumidor.

Quais são as normas para tubos de aço?

Existem normas nacionais e internacionais que determinam de que forma devem ser fabricados os tubos de aço pelas empresas aqui no nosso país.

O direcionamento mais conhecido é o do tubo de aço com a NBR 6591, mas existem algumas outras normas técnicas que determinam diretrizes a serem seguidas na fabricação desses produtos, visando maior qualidade e segurança.

São as normas para tubos de aço:

  • - NBR 5580, que determina os padrões de qualidade de tubos de aço carbono pretos ou galvanizados, com ou sem solda longitudinal;

  • - NBR 5590, determinando critérios e diretrizes para a fabricação de tubos de aço carbono com ou sem solda longitudinal, além de pretos ou galvanizados com requisitos;

  • - NBR 6591, que determina de que forma devem ser fabricados os tubos de aço carbono com solda longitudinal de seção circular, retangular, quadrada e especial, de finalidade industrial.

Como o tema do nosso artigo é a NBR 6591, vamos saber mais sobre essa norma? Continue acompanhando logo abaixo.

O que é a norma NBR 6591?

Foto: Shutterstock

A NBR 6591 é destinada para fins estruturais, determinando quais os parâmetros e exigências necessárias para a fabricação de tubos de aço com costura.

É essa norma que direciona quais as características e dimensões de um tubo de aço considerado seguro, feito com carbono soldado pelo processo ERW.

O processo ERW significa Electric Resistance Welding, e é considerado o mais seguro do mercado para fabricação de tubos de aço, de acordo com as seguintes características:

  • - tubos soldados ou com costura;

  • - usados em aplicações industriais;

  • - de seção circular, quadrada, especial ou retangular.

Ainda, é essa norma que deixa especificada quais as dimensões, tolerância, e demais detalhes técnicos a serem seguidos na fabricação de tubos de aço.

Qual é a importância da NBR 6591?

O ponto mais importante acerca da Norma Brasileira de número 6591 é garantir a segurança na fabricação dos tubos de aço, entregando ao consumidor produtos de qualidade e que não possam gerar acidentes no futuro.

Esse cuidado é importante na fabricação de tubos de aço, levando em consideração o cumprimento das normas previstas, uma vez que esses tubos são usados em aplicações industriais, da construção civil, demandas de arquitetura e afins.

Quais são as vantagens da norma NBR 6591?

Não só no que diz respeito à NBR 6591, quando uma empresa segue as diretrizes previstas nas Normas Brasileiras, ela garante ao público a entrega de produtos de qualidade.

É por meio dessas normas que podem ser fabricados tubos de aço seguindo os rigorosos testes de qualidade, além de certificações de segurança na fabricação dos mesmos.

Informações Técnicas: Conheça mais sobre a norma brasileira ABNT NBR 6591

Foto: Shutterstock

Como citamos ao longo do artigo, a NBR 6591 é usada para direcionar a fabricação de tubos de aço, especificamente os que possuem solda longitudinal de seção circular, quadrada, retangular e especial.

Entre as diversas informações técnicas previstas na norma, fica previsto que os tubos devem apresentar proteção por emulsão a água ou óleo.

Além disso, as extremidades do tubo devem ser cortadas de forma perpendicular com relação ao eixo longitudinal do item, podem apresentar rebarbas ou não.

A norma NBR 6591 é a NBR 8261? Os tubos atendidos pelas normas são do mesmo tipo?

Dentro das diversas normas que determinam a fabricação e testes de segurança dos tubos de aço, muita gente confunde a NBR 6591 com a 8261 – o que é absolutamente comum.

Isso acontece porque ambas têm a mesma finalidade, e descrevem parâmetros que devem ser respeitados para a fabricação desses itens, mas não são para os mesmos tipos de tubos.

A Norma Brasileira 6591 é destinada, exclusivamente, para tubos de aço com costura.

Já a NBR 8261 é especificamente para tubos estruturais, que podem ser quadrados, redondos ou retangulares.

Essa é a principal diferença entre ambas as normas; logo, apesar de terem a mesma finalidade, são direcionadas a tubos diferentes.

Procurando por tubos de aço feitos de acordo com o que prevê a Norma Brasileira e a ABNT? Converse com quem entende de revenda de tubos de qualidade: venha conferir o catálogo da Tubonasa!

Conclusão

E então, tudo certo sobre a NBR 6591 e sua importância para a fabricação de tubos de aço?

O cumprimento, com rigor, dessa Norma Brasileira, é o que caracteriza a produção de tubos de aço feitos com regularidade e segurança, garantindo uma compra de qualidade para as finalidades: industrial, da construção civil, e fabricação de maquinários.

As empresas fabricantes de tubos, bem como as revendedoras, devem estar cientes da importância de ter a NBR 6591 como guia indispensável para a fabricação dos tubos, seguindo o que dizem os parâmetros.

Para mais dicas e informações, acesse o blog completo da Tubonasa.


VEJA TAMBÉM!

Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing / tubos de aço

Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing / tubos de aço

A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel...

Quando usar tubo de aço quadrado

Quando usar tubo de aço quadrado

O tubo quadrado de aço é uma peça muito versátil, utilizada nos...

Grades de Metalon

Grades de Metalon

Grades de metalon Com excelente custo/benefício, as grades de metalon são estruturas versáteis...

O que é galvanização eletrolítica

Galvanização eletrolítica: o que é e como funciona o processo

Dúvidas sobre o que é a galvanização eletrolítica? A gente te explica...

FALE CONOSCO!