Tipos de tubos de aço: aplicações e diferenças [Guia] - Tub
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Tipos de tubos de aço: aplicações e diferenças [Guia]

Tipos de tubo de aço em diferentes formatos

Você pode não dar a devida atenção, mas os diferentes tipos de tubos de aço estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina – e todos eles têm uma importância singular.

Os tubos feitos desse material são prioridade de escolha quando o assunto é estrutura de projetos no setor da construção civil, além de ser usado na condução de determinados fluidos, como o ar comprimido, gases e afins.

Ainda, os tubos de aço possuem variações, podendo ser com ou sem costura, galvanizados ou metalon, entre outras especificidades que caracterizam as peças conforme a sua destinação em um projeto.

Essas são algumas das funcionalidades dos tubos de aço; são muitas, e viemos apresentá-las neste artigo!

A Tubonasa, a sua maior e mais completa solução em tubos de aço, traz um guia completo sobre os tipos de tubos de aço, suas características e aplicações, e tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para o seu projeto.

Confira nosso artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que são tubos de aço e quais as aplicações desse produto?

Compostos por ligas de ferro e carbono, os tubos de aço são produtos feitos para entregar resistência e funcionalidade e, uma vez que fazem isso muito bem, são essenciais para projetos na construção civil e na indústria.

Quem trabalha nesses ramos sabe o quanto é importante contar com materiais de longa duração e que não demandem manutenção nem ajustes a longo prazo, garantindo muita utilidade para os projetos em que são inseridos.

O baixo custo de produção dos tubos de aço, bem como a ampla possibilidade de aplicação, são fatores que tornam esse tipo de peça muito solicitada na indústria.

Ainda, tubos de aço são compostos, essencialmente, por uma liga metálica, geralmente unindo carbono e ferro, que, além de ser base para a composição de outras ligas, também trazem muito mais durabilidade para a peça.

Para que servem os tubos de aço e quais as suas aplicações?

A versatilidade dos tipos de tubos de aço permite que eles integrem trabalhos super variados, desde industriais que trabalham com altas temperaturas, até projetos de energia em menor escala, como a fiação elétrica de uma residência.

Também é comum encontrarmos tubos de aço nas indústrias de petróleo e gás, bem como nas de engenharia mecânica e automotiva.

Principalmente por conta da segurança e da resistência que os diversos tipos de tubos de aço proporcionam aos projetos, eles apresentam opções de aplicações variadas.

São, ainda, demais aplicações dos tipos de tubo de aço:

  • - composição de máquinas industriais;

  • - construção de usinas e termelétricas;

  • - fabricação de equipamentos agrícolas;

  • - diferentes tipos de estruturas metálicas;

  • - variadas aplicações no ramo da construção civil.

E essas são apenas das diversas possibilidades de uso dos tubos de aço – claro, de acordo com a sua segmentação.

Quais são os principais tipos de tubos de aço?


Como citamos acima, os tubos de aço são instrumentos versáteis e com as mais variadas aplicações, podendo estar presentes nos mais diversos tipos de projetos.

Uma das características que define a utilização do tubo de aço é o seu formato, além da resistência, tamanho e diâmetro, e diversos outros detalhes; é aí que começa a segmentação de tipos de tubos de aço, que vamos apresentar logo abaixo.

Para saber qual dos tipos de tubos de aço é o mais indicado para o seu projeto, confira nossa lista com os principais tubos, além das vantagens e desvantagens de cada um deles.

Acompanhe:

Tubos quadrados

Esse é um dos tipos de tubo de aço mais comuns em utilização, uma vez que são extremamente versáteis e aplicados nos mais diversos projetos.

O tubo de aço quadrado pode ser fabricado nas modalidades com e sem costura, além de poder ser preto ou galvanizado – a depender da ideia de apresentação.

Por sua alta concentração de carbono, presente na composição do tubo, os tubos quadrados são itens de alta resistência a forças mecânicas, o que o torna uma excelente opção para fabricação de máquinas e usos na indústria de fundações.

Tubos retangulares

Com uma forma geométrica mais trabalhada, o tubo de aço retangular acaba sendo uma peça importante na fabricação e montagem de estruturas metálicas, principalmente vigas e colunas de sustentação.

Essa é uma das características que torna esse, um dos tipos de tubos de aço mais utilizados no desenvolvimento de projetos da construção civil.

Sua alta resistência e durabilidade, combinados ao formato acessível, faz com que esse tipo de tubo seja encontrado em aplicações como:

  • - fundações;

  • - mezaninos;

  • - produção de maquinário;

  • - suportes para piso de metal.

Tubos industriais redondos

Com um design um pouco mais trabalhado, o formato circular dos tubos de aço redondos rende a eles variadas aplicações e em projetos menores, de equipamentos que estão com contato direto conosco, no nosso dia a dia.

Os tubos industriais redondos estão demandas de larga escala, como a construção civil, mas também em projetos mais detalhados, como o da arquitetura.

Ainda, podemos encontrar esse tipo de tubo em equipamentos de academia e máquinas do setor de saúde; mais perto da gente do que imaginamos, esse é o tipo de tubo de aço utilizado em corrimões de escada!

Tudo isso começa com a fabricação dos tubos redondos, pensado para projetos que demandam esse formato: eles são feitos de aço de carbono, além de receber solda por resistência elétrica, configurando uma costura longitudinal.

Tubos redondos de condução

Para desempenhar um bom papel em demandas de condução, ou seja, projetos de transporte de água e demais fluidos, os tubos redondos de condução são a melhor alternativa disponível no mercado.

Essa é a categoria de tipos de tubos de aço mais maleável e flexível, e podem ser fabricados com ou sem costura, além de poder ser com ou sem costura longitudinal, e ainda ter aspecto preto ou galvanizado.

As aplicações desse tipo de tubo são as mais diversas:

  • - redes de incêndio predial;

  • - condução de ar condicionado;

  • - residências e instalações comerciais;

  • - transporte de água e demais fluidos não corrosivos ou abrasivos.

Ainda, é comum que os tubos redondos de condução são utilizados na indústria química e petrolífera, além de projetos da indústria naval, automotiva e, também, em projetos hospitalares.


Qual a diferença entre os tubos de aço com e sem costura?

Ainda na categoria de tipos de tubos de aço, existe uma subdivisão conforme uma característica importante acerca dessas peças: os tubos podem ser com e sem costura.

Mas o que isso significa?

Essa definição determina a modalidade em que o tubo de aço em questão foi produzido, em um processo com costura e sem costura.

Quando um tubo de aço é feito com costura, a chapa de aço que é utilizada para a fabricação do mesmo é dobrada em volta de si; isso acontece para que as duas extremidades sejam unidas e formem um cilindro.

No ponto onde esse contato é visível, o tubo é submetido a uma etapa de solda, aumentando a resistência da peça e garantindo que ela permaneça nesse formato.

Já em um tubo de aço sem costura, o processo é bem diferente: as peças aqui são fabricadas por meio do aquecimento de um cilindro de aço maciço, que depois tem a sua parte interna (o miolo), resfriado.

Esse miolo é resfriado para que possa ser retirado depois; esse processo é aplicado para que o tubo de aço não precise ser soldado, como na modalidade anterior.

Logo, ele não possui "costura".

O processo produtivo entre esses tipos de tubos é a principal diferença entre eles, e suas características e particularidades são o que determinam em quais projetos cada um desses tipos de tubos de aço serão melhor aproveitados.

No entanto, os tubos de aço com costura acabam apresentando o melhor custo-benefício: são peças mais baratas de fabricar, logo, são repassadas ao consumidor final em um valor mais em conta.

Também, tubos com costura são mais fáceis de limpar, e esse diferencial pode ser determinante para determinados projetos.


Quais os diferentes tipos de aço usados na fabricação de tubos?



Como citamos, não é somente um tipo de aço que é utilizado na composição dos variados tipos de tubos de aço.

A escolha da matéria-prima vai depender, principalmente, da aplicação futura da peça: se ela demanda maior resistência, durabilidade, se o fator estético é importante, e mais uma série de outros critérios.

Para ajudar você a compreender melhor esse tema, e fazer a melhor escolha de tubos de aço para o seu projeto, listamos logo abaixo os diferentes tipos de aço que são usados na fabricação dessas peças.

Acompanhe:


Tubo de aço carbono galvanizado

O processo de galvanização de um tubo de aço existe para conferir à peça maior resistência à corrosão, que é a principal causa de perda de ferro e compromete projetos no mundo todo.

Nesse tipo de aço, o material é submetido à aplicação de camadas de zinco, que é um elemento químico naturalmente anticorrosivo.

Assim, o resultado é um tubo muito mais durável, que sofre menos com as intempéries do tempo, e que cumpre com sucesso seu desempenho nos mais variados projetos, sem deixar espaço para preocupações com manutenções futuras.

Tubo de aço carbono

No caso dos tubos de aço carbono, a fórmula essencial da fabricação dessas peças leva, obviamente, carbono, mas também pode incluir elementos como manganês, silício e fósforo.

O teor de carbono nesse tipo de tubo geralmente fica acima dos 0,2%, o que confere maior resistência a essas peças, além de serem tubos muitos seguros para os mais variados projetos.

Não é à toa que tubos de aço carbono estão mais presentes no nosso dia a dia do que a gente imagina: você pode encontrá-los em corrimões de escadas, aparelhos de academia, equipamentos do setor hospitalar, e situações afins.

Tubo de aço inox

Super maleáveis, de fácil moldagem e com excelente flexibilidade, os tubos de aço inox conquistam cada vez mais espaço na indústria, e a sua solicitação para projetos diversos aumenta consideravelmente.

Porém, o que dispara a preferência por esse tipo de tubo de aço é a grande resistência que o inox apresenta à corrosão: os metais que compõem o inoxidável são capazes de formar filmes que protegem as ligas desse aço, ajudando a deixar a ferrugem longe.

Além disso, os tubos de inox são de fácil limpeza e manutenção, são muito atrativos visualmente e, também, podem ser completamente reciclados, contribuindo com a sustentabilidade.

Tubo de aço estrutural

Já esse tipo de tubo é derivado do próprio aço carbono, soldados de forma elétrica por meio do ERW-HF em alta frequência.

Os tubos de aço estrutural são muito versáteis e podem ser aplicados nos mais diversos projetos justamente pela possibilidade de fabricação em diâmetros e perfis.

No mercado, os tubos de aço estrutural quadrados e retangulares são os mais solicitados, principalmente nas demandas da construção civil.

Qual a diferença entre tubo e metalon?

Também dentro do assunto dos tipos de tubos de aço, um conceito importante deve ser citado, uma vez que traz dúvidas aos consumidores no momento da compra: de que forma um tubo se difere de um metalon.


O metalon nada mais é do que peças metálicas que, graças ao seu processo de composição, são bem mais leves e mais fáceis de manusear, armazenar e transportar.


Ainda, são resistentes à umidade e contam com alta durabilidade — os tubos de metalon da Tubonasa, inclusive, são as melhores opções do mercado!


Saiba mais sobre tipos de tubos de aço: quais são os tubos industriais mais usados?



Temos certeza de que você não conhecia as variadas aplicações dos tubos de aço, nem que ele está tão presente no seu cotidiano!

Com fabricação em laminação e solda, os tubos de aço de carbono são de aplicação essencial na construção civil, além dos mais variados setores, como explicamos acima.

Mas a sua total e segura aplicação depende da produção deste item: apenas confie em empresas que seguem as normas de segurança necessárias para a distribuição de tubos de aço, como a Tubonasa.

Há mais de 30 anos no mercado, a Tubonasa é referência na distribuição de diversos tipos de tubos de aço; clique e conheça nosso catálogo!

Conclusão

Hoje, você conheceu os principais tipos de tubos de aço e suas diferentes aplicações, com funcionalidades importantes essenciais.

Sempre vai existir um tipo de tubo de aço ideal para o seu projeto, com toda a segurança e tecnologia!

Para mais dicas e informações, acesse o blog da Tubonasa.


VEJA TAMBÉM!

O que é tubo quadrado?

O que é tubo quadrado?

Tubo de aço quadrado, também chamado de metalon, é usado em ampla...

Estrutura metálica vira arma para sobrevivência do comércio

Estrutura metálica vira arma para sobrevivência do comércio

A busca por clientes e pelo aumento dos lucros é uma batalha...

Como identificar o aço galvanizado?

Como identificar o aço galvanizado?

A galvanização é um processo que oferece ainda mais proteção aos tubos...

Quanto custa uma barra de metalon 50x30?

Quanto custa uma barra de metalon 50x30?

A barra de metalon 50x30 é muito procurada para projetos na construção...

FALE CONOSCO!