Tubos de aço para construção civil, aplicações e onde comp
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Tubos de aço para construção civil, aplicações e onde comprar

Funcionário com capacete inspecionando tubos de aço para construção civil


Os tubos de aço possuem diversas funcionalidades e são usados nas mais variadas áreas, como na indústria e na construção: e, no artigo de hoje, vamos explorar as aplicações dos tubos de aço para construção civil.

Desde as obras de pequeno porte às grandes construções, os tubos de aço são itens essenciais para o levantamento de prédios, para a composição de estruturas metálicas, e mais uma série de necessidades da engenharia civil.

Esse é um dos mercados que mais demandam o uso de tubos de aço nos projetos, com aquisições constantes, uma vez que as variadas execuções no ramo solicitam esse tipo de material

No entanto, para que essas construções possam ser executadas de forma eficiente e segura, devem ser adquiridos tubos de aço feitos seguindo os padrões de qualidade, além dos mesmos possuindo as características necessárias para esse tipo de aplicação.

A Tubonasa, sua especialista na distribuição de tubos de aço, preparou um conteúdo especial sobre esse tema, para você tirar suas dúvidas e saber tudo sobre os tubos de aço para construção civil.

Confira abaixo nosso guia completo; acompanhe até o final e boa leitura!

Por que os tubos de aço são tão utilizados na construção civil?

Essas peças são consideradas muito populares dentro do ramo da construção civil, uma vez que apresentam diversas vantagens.

A que talvez chame mais atenção de engenheiros, arquitetos e outros profissionais do nicho, seja a estética dos tubos feitos em aço: com excelente acabamento, suas dimensões são uniformes, as superfícies são lisas, e geralmente possuem formatos sem ângulos.

Ainda, são peças altamente resistentes, podendo ser comprimidas, torcidas e podem, também, ser submetidas à tração, sendo especialmente eficientes na estruturação das obras.

A resistência dos tubos de aço para construção civil também se destaca quando estes se mostram eficazes ao suportar fogo e corrosão.

Principalmente, os tubos feitos de aço são versáteis, amplamente utilizados nas mais diversas aplicações do ramo da construção — e sem que você precise pagar muito caro por isso.

É a união perfeita entre eficiência e custo-benefício!

Quais são as vantagens de usar tubos de aço para construção civil?

Talvez um dos fatores que mais são decisivos para a escolha dos tubos de aço no ramo da construção civil é a praticidade.

Esses componentes são caracterizados por suas superfícies lisas, sem cantos ou ângulos, além de serem dimensionados, tornando futuras manutenções muito mais práticas.

Além disso, a estética desse tipo de tubo é bem aceita, o que torna sua presença nos projetos algo apropriado.

Também, outras características importantes dos tubos de aço que são vistas como vantagens do seu uso:

  • - possuem melhor custo-benefício;

  • - resistentes à corrosão e ao fogo;

  • - grande durabilidade quando expostos às intempéries;

  • - maior facilidade de manuseio, montagem e desmontagem.

Tubos de aço para construção civil: aplicações

Como o ramo da construção civil é bem amplo, e com uma série de demandas, as aplicações dos tubos feitos de aço são igualmente variadas, que se beneficiam da versatilidade deste item.

São algumas das aplicações mais comuns dos tubos para construção civil:

  • - escadas e corrimãos;

  • - bancos, lixeiras, paraciclos, e mais outras demandas de mobiliário urbano;

  • - construção de galpões, armazéns, torres, pontes e outras estruturas metálicas;

  • - sustentação de postes de iluminação presentes nas praças, parques, e em vias públicas.

Além disso, como mencionamos anteriormente, os tubos de aço estão presentes em diversos sistemas de tubulação, conduzindo vapor, óleo, gás e água.

Quais os principais tubos de aço para construção civil e suas propriedades?


Justamente por sua versatilidade e capacidade de estar presente nos mais diversos ramos da construção civil, os tubos de aço são segmentados em algumas categorias principais.

Essas categorias facilitam a aquisição desses itens, uma vez que eles ficam divididos de acordo com suas medidas e espessuras.

Confira abaixo os principais tipos de tubos de aço para construção civil:

Tubos redondos

Seu formato de fácil manuseio e de encaixe é um dos fatores que contribuem para a escolha dos tubos de aço redondos.

Suas medidas devem ser de 9,53mm até 339,70mm, com espessuras de 0.90mm até 12,70mm.

Tubos quadrados

Usados especialmente na construção de galpões e espaços de operação logística, os tubos quadrados também devem seguir medidas específicas para a aquisição.

São elas: 16mm x 16mm até 300mm x 300mm, além de espessuras de 0.90mm até 16,00mm.

Tubos retangulares

Também muito usados nas demandas da construção civil, os tubos retangulares são outra categoria de tubos de aço, e com grande solicitação para os projetos da área.

Suas medidas são 20mm x 10mm até 400mm x 200mm, além de espessuras de 0.90mm até 12,70mm.

Diferentes tipos de tubos de aço para engenharia



Ainda que muito versáteis, os tubos de aço para construção civil possuem processos de fabricação que podem variar conforme a sua demanda previamente definida.

Isso significa que eles podem ter propriedades e características diferentes, para garantir que a eficiência seja aproveitada ao máximo, evitando problemas para a obra onde será aplicado.

Separamos abaixo os principais tipos de tubos de aço para construção civil, bem como o que você precisa saber sobre eles; confira:

Tubo de aço carbono galvanizado

Os tubos de aço galvanizado são um tipo de tubo que é coberto com uma camada de zinco em sua fabricação.

Esse extra contribui com o aumento da resistência do item à corrosão.

Além disso, esses tubos são os mais utilizados em projetos que demandam que os tubos tenham contato com água ou umidade: um bom exemplo são as tubulações de água e esgoto.


Tubo de aço carbono

Com altos níveis de carbono em sua composição, como a própria denominação sugere, esse tipo de tubo é o mais indicado para obras de encanamento, onde serão constantemente transportados fluidos como água, esgoto e gás.

Assim, para sistemas de caldeiras, esgotos residenciais e até estruturas de instalações para incêndio, os tubos de aço carbono são as melhores opções.

Eles podem ser do tipo sem solda (os conhecidos ERW) ou, ainda, soldados.

Tubo de aço inox

Já os tubos feitos de aço inoxidável levam uma composição mais intrincada: são fabricados com ferro, níquel e crômio, e a junção desses elementos químicos contribui para que esse tipo de tubo seja extremamente resistente à oxidação.

Ou seja, eles praticamente não enferrujam, e essa é uma grande vantagem!

No geral, os tubos de aço inox podem ser usados para qualquer tipo de projeto na engenharia, mas costumam se destacar na presença em equipamentos hospitalares; 

é comum vermos esses tubos em instalações domésticas, também.


Tubo de aço para a condução de fluidos

Essa categoria de tubos de aço para construção civil acaba incorporando uma série de subcategorias, uma vez que é mais de um tipo de tubo que pode ser usado para atuar na condução de fluidos.

A escolha da melhor peça vai depender da sua aplicação, levando em consideração qual tipo de líquido o tubo estará conduzindo.

Aqui, destacamos os tubos:


  • - pretos;

  • - pintados;

  • - galvanizados a fogo;

  • - tubos de pontas lisas e chanfradas;

  • - tubos de pontas com roscas BSP e NPT.


Para que um tubo esteja apto a performar, com eficiência, a condução de fluidos diversos, ele deve possuir algumas características fundamentais.

Uma delas são as marcações em baixo relevo, que leva o seu número de identificação e o registro de seu respectivo diâmetro e espessura.

Ainda, esses tubos devem possuir o selo do INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, atestando que a sua fabricação ocorreu seguindo as normas ABNT e NBR correspondente ao seu processo obrigatório de composição.


Tubo de aço estrutural

Leves e duráveis, os tubos de aço estrutural são um dos mais solicitados para a construção civil, justamente por essas vantagens e, ainda, serem muito seguros e sustentáveis.

Ainda, são tubos altamente resistentes à corrosão e à pressão, e mantêm essas características sendo super fáceis de montar, otimizando a logística para os profissionais que trabalham com a mão de obra.


Qual a diferença entre tubos com costura e sem costura?

Categorias comuns no mercado dos tubos de aço, os tubos podem ser com ou sem costura: vamos às diferenças entre eles?

Os tubos de aço com costura são fabricados com a soldagem de chapas de metal, o que garante que suas extremidades fiquem unidas; ainda, por passar por esse processo para soldar as pontas, esse tipo de tubo pode ter diversas metragens e espessuras.

Já os tubos de aço sem costura são feitos a partir de uma chapa de metal, mas ela não é soldada ao item: eles são tubos que dependem do aquecimento de cilindros para ficarem ocos e, depois, serem perfurados.


Qual a diferença entre tubo e metalon?

Dois tipos de tubos amplamente utilizados na construção civil, os tubos de aço e o feitos em metalon podem trazer confusão para quem não entende muito do assunto, principalmente quanto à sua composição e aplicações.

Quando falamos de tubos metalon, nos referimos às peças essencialmente quadradas ou retangulares, uma vez que são sempre tubos costurados.

Logo, os tubos metalon são fabricados a partir de chapas dobradas e unidas em um processo especializado de solda.

Ainda, esses tubos estão apresentados no mercado com as mais diversas espessuras e metragens, e podem ser adaptados para melhor atender ao projeto em que serão incorporados.


Norma e como garantir a qualidade de um tubo de aço

É importante ressaltar que os tubos de aço, para serem considerados seguros, devem seguir as medidas que apresentamos acima, nas características de cada tipo, como determinam as normas NBR 8261 e NBR 6591.

Seguir essas exigências, além de garantir que a fabricação dos tubos ocorra como manda a legislação, é fundamental para oferecer aos clientes produtos com qualidade e segurança, evitando problemas futuros nos projetos em que estão envolvidos.

Onde comprar tubos para a construção civil?

Se você pensou em tubos de aço para construção civil, pensou em Tubonasa!

Sua solução completa em tubos de aço, oferecemos um catálogo variado em tubos de aço para as mais diversas demandas, sendo a opção perfeita para o seu projeto.

Ainda, temos estoque a pronta entrega, flexibilidade de pagamento com parcelamento pelo BNDES, além de garantir pontualidade e a entrega mais rápida do Brasil!

Saiba mais sobre tubos de aço e solicite um orçamento com a Tubonasa!

Conclusão

No artigo de hoje, você conheceu os diversos tipos de tubos de aço para construção civil, bem como a sua importância nos mais variados projetos.

Esses tubos são muito comuns no ramo da construção, sendo muito mais indispensáveis do que a gente imagina — por isso, é essencial garantir produtos de qualidade e feitos de acordo com as normas previstas.

Quer mais dicas e atualizações? Acesse aqui o blog da Tubonasa.


VEJA TAMBÉM!

Importância da chegada da Riveco Generalsider SPA para o mercado

Importância da chegada da Riveco Generalsider SPA para o mercado

A empresa italiana Riveco Generalsider SPA está de malas prontas para desembarcar...

Tubo de aço com coloração de brasa bem quente, ilustrando um tratamento térmico

O que é tratamento térmico em metais e quais são suas vantagens?

Não sabe o que é o tratamento térmico realizado em metais e...

Quantos metros tem uma barra de metalon?

Quantos metros tem uma barra de metalon?

Os tubos de metalon são comercializados no tamanho padrão de 6 metros...

Qual a durabilidade do metalon?

Qual a durabilidade do metalon?

O metalon é um material de alta resistência, muito usado na construção...

FALE CONOSCO!