Norma NBR 8261: o que significa, tubos, e normas relacionadas -
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Norma NBR 8261: O que significa, graus, tubos e normas relacionadas

Tubos redondos empilhados

Para quem trabalha com tubos de aço, seja na compra, revenda, ou fabricação, é imprescindível saber as principais normas envolvidas na fabricação desses itens: essencialmente, a NBR 8261.

Essa Norma Brasileira compreende as principais considerações acerca da composição dos tubos de aço carbono, prezando pela qualidade do material utilizado, bem como a segurança nos processos e na funcionalidade desse artigo tão importante.

Para que os tubos de aço sejam produzidos e comercializados, toda a operação envolvida deve estar seguindo as exigências dessa norma.

Já deu para perceber a importância dela, não é mesmo? Que tal saber mais sobre esse tema tão fundamental?

A equipe Tubonasa, sua especialista em tubos de aço carbono, preparou um conteúdo especial, para você saber tudo sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que significa NBR e para que serve?

A começar pela sigla, NBR significa Norma Brasileira, e ela está presente no país para padronizar processos de fabricação de produtos, e de elaboração de serviços, nos mais variados segmentos e finalidades.

A Norma Brasileira compreende uma série de diretrizes, todas desenvolvidas em caráter tecnológico e objetivo, sempre de forma imparcial e neutra.

Ainda, a NBR está presente nas mais diversas fases de um projeto, independentemente do seu nicho, desde a pesquisa, passando pelo desenvolvimento, até o contato final com o consumidor.

Qual a diferença da ABNT para a NBR?

Conhecendo agora o conceito da NBR, você deve estar se perguntando: mas a ABNT também não é um conjunto de normas?

Por se tratarem de aplicações tão similares, muita gente costuma confundir onde as duas se aplicam e se encontram: mas a gente explica para você a diferença entre ambas.

As Normas Brasileiras, as NBRs, são exigências que seguem as orientações da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quanto às funções de cada uma das entidades, a distinção entre elas fica ainda mais clara: enquanto as NBRs servem para orientar e direcionar os profissionais na fabricação e qualidade de seus produtos, a ABNT regula essas exigências.

Logo, as Normas Brasileiras dependem do trabalho da ABNT para desempenhar o seu papel.

O que é NBR 8261 e o que diz essa norma

Foto: Unsplash

Como citamos, as Normas Brasileiras ditam de que forma a fabricação de um produto, ou a prestação de um serviço, deve ser feita, prezando pela qualidade do resultado final, e pela segurança dos envolvidos.

Não seria diferente com a NBR 8261, que regula a fabricação e o fornecimento de uma categoria de tubos de aço: os de carbono com solda, formados a frio.

Ainda, são limitados à regulamentação dessa norma os tubos de seção circular, quadrada ou retangular, sempre para fins estruturais.

NBR 8261: Tabela (Grau A, Grau B e Grau C)

Considerando a abrangência da norma para tubos redondos, quadrados e retangulares, a NBR 8261 oferece uma tabela que compreende as propriedades mecânicas exigidas, de acordo com esse três graus de aço distintos.

Separamos logo abaixo a tabela para você conferir:

Tubos quadrados e retangulares


Grau A

Grau B

Grau C

LR (Mpa) mínimo

310

400

427

LE (Mpa) mínimo

269

317

345

A (%) mínimo

21

19

16


Tubos redondos


Grau A

Grau B

Grau C

LR (Mpa) mínimo

310

400

427

LE (Mpa) mínimo

228

290

317

A (%) mínimo

25

23

21

Normas relacionadas à NBR 8261: ASTM A-500

Ainda, do ponto de vista técnico, dentro das instituições responsáveis pelas normas que regulamentam a fabricação dos tubos de aço carbono, a NBR 8261 é similar à norma ASTM A-500.

Você sabe do que se trata essa norma?

A American Society for Testing and Materials é a nossa equivalente à ABNT, apresentando, assim como a instituição brasileira, responsabilidades de desenvolvimento e exigências fundamentais para a fabricação de serviços, sistemas e produtos.

Nas normas ASTM, a A-500 apresenta um conteúdo similar ao que vemos descrito na NBR 8261, tornando-as equivalentes.

Quais são os tubos atendidos pela norma NBR 8261?

Foto: Unsplash

Como mencionamos, os tubos compreendidos pela Norma Brasileira 8261 são de uma modalidade específica, justamente para segmentar os diversos tipos de tubos de aço, e suas formas de fabricação, aqui no Brasil.

Para estar de acordo com as exigências desta norma, os tubos devem ser os de aço carbono, com solda e formados a frio.

Ainda, eles devem ser de seção quadrada, retangular ou circular (como apresentamos na tabela acima), e sempre para demandas de destinação estrutural.

Aqui, a NBR 8261 vai especificar:

  • - medidas;

  • - acabamento;

  • - valores de referência;

  • - modos de fabricação permitidos;

  • - modelos de inspeção e ensaios obrigatórios.

Tubos NBR 8261: aplicações

Essa norma compreende tubos de aço carbono em condições e características específicas, como descrevemos logo acima — e eles também possuem suas aplicações bem determinadas.

Esses tubos são de tolerâncias bem designadas em suas dimensões; além disso, devem contar com uma rugosidade superficial máxima, que é especificada pela norma.

Seguir essas determinações serve para tornar esses tubos aptos para suas aplicações nos variados setores da indústria onde eles podem ser utilizados.

Solicite um orçamento de tubos de aço com a Norma 8261-2019

A Tubonasa é referência no Brasil na revenda e distribuição de tubos de aço carbono, que seguem as especificações previstas pela Norma Brasileira 8261, sempre prezando pela qualidade dos produtos e segurança dos envolvidos.

Garantir tubos de aço de qualidade para o seu projeto estrutural é contar com uma tranquilidade necessária para um resultado satisfatório na aplicação deste item, proporcionando sucesso em suas operações.

Solicite um orçamento de tubos de aço com a Tubonasa e garanta tubos de qualidade para as mais diversas finalidades!

Conclusão

No artigo de hoje, você pode tirar todas as suas dúvidas acerca da NBR 8261 e suas aplicações na indústria de tubos de aço.

O cumprimento dessas exigências é de extrema importância tanto para o fabricante quanto para o cliente, de modo que possamos contar com produtos de qualidade, e com segurança, no mercado.

Procurando por mais conteúdos? Confira o blog completo da Tubonasa e mantenha-se sempre atualizado!


VEJA TAMBÉM!

O que são tubos industriais?

O que são tubos industriais?

Tubos industriais são utilizados em processos e projetos voltados para distribuição de...

Casas feitas de aço ganham espaço mercado

Casas feitas de aço ganham espaço mercado

Os tubos de aço contribuem para o desenvolvimento do país em diversos...

O que é tubo quadrado?

O que é tubo quadrado?

Tubo de aço quadrado, também chamado de metalon, é usado em ampla...

Tubos retangulares com gotas de água

O que é ASTM A500, função, propriedades e norma equivalente

Dúvidas sobre a ASTM A500? A gente traz um guia completo sobre...

FALE CONOSCO!