Norma NBR 8261: o que significa, tubos, e normas relacionadas -
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Norma NBR 8261: O que significa, graus, tubos e normas relacionadas

Tubos redondos empilhados

Para quem trabalha com tubos de aço, seja na compra, revenda, ou fabricação, é imprescindível saber as principais normas envolvidas na fabricação desses itens: essencialmente, a NBR 8261.

Essa Norma Brasileira compreende as principais considerações acerca da composição dos tubos de aço carbono, prezando pela qualidade do material utilizado, bem como a segurança nos processos e na funcionalidade desse artigo tão importante.

Para que os tubos de aço sejam produzidos e comercializados, toda a operação envolvida deve estar seguindo as exigências dessa norma.

Já deu para perceber a importância dela, não é mesmo? Que tal saber mais sobre esse tema tão fundamental?

A equipe Tubonasa, sua especialista em tubos de aço carbono, preparou um conteúdo especial, para você saber tudo sobre esse assunto e tirar todas as suas dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que significa NBR e para que serve?

A começar pela sigla, NBR significa Norma Brasileira, e ela está presente no país para padronizar processos de fabricação de produtos, e de elaboração de serviços, nos mais variados segmentos e finalidades.

A Norma Brasileira compreende uma série de diretrizes, todas desenvolvidas em caráter tecnológico e objetivo, sempre de forma imparcial e neutra.

Ainda, a NBR está presente nas mais diversas fases de um projeto, independentemente do seu nicho, desde a pesquisa, passando pelo desenvolvimento, até o contato final com o consumidor.

Qual a diferença da ABNT para a NBR?

Conhecendo agora o conceito da NBR, você deve estar se perguntando: mas a ABNT também não é um conjunto de normas?

Por se tratarem de aplicações tão similares, muita gente costuma confundir onde as duas se aplicam e se encontram: mas a gente explica para você a diferença entre ambas.

As Normas Brasileiras, as NBRs, são exigências que seguem as orientações da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Quanto às funções de cada uma das entidades, a distinção entre elas fica ainda mais clara: enquanto as NBRs servem para orientar e direcionar os profissionais na fabricação e qualidade de seus produtos, a ABNT regula essas exigências.

Logo, as Normas Brasileiras dependem do trabalho da ABNT para desempenhar o seu papel.

O que é NBR 8261 e o que diz essa norma