Desaquecimento das vendas aumenta a possibilidade de cortes na produção, com a...
As tubulações industriais são um conjunto de tubos, de válvulas e de conexões voltado para o processo industrial, especialmente na distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais em geral. Os tubos e conexões industriais mais utilizados são constituídoss de materiais ferrosos, como o tubo de aço carbono.
As tubulações industriais são amplamente utilizada em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluidos de uma bomba para o reservatório. Dividida em dois tipos, este conjunto de acessórios e tubos desempenha um papel essencial no dia a dia das indústrias.
Com o avanço da tecnologia, houve um aprimoramento na fabricação das tubulações industriais. Isso resultou no aumento do potencial técnico das estruturas, principalmente em operações que necessitam do transporte de fluidos líquidos e gasosos.
Saiba quais são os tipos de tubulação industrial, quais são suas vantagens e diferenciais aqui nesse post!
Existem dois tipos de tubulações industriais. A primeira se refere às tubulações que ficam no interior das instalações industriais, como tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem.
Por outro lado, o segundo tipo diz respeito às tubulações instaladas na parte exterior das instalações industriais, como tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta.
Além disso elas também variam de acordo com o formato, sendo possível encontrar tubos redondos industriais, tubos quadrados e retangulares.
Tubulações industriais devem seguir normas regulamentadas pelos órgãos competentes para garantia da segurança das operações da indústria. Algumas das utilizações frequentes são os Tubos DIN 2440 e Tubos Schedule.
O tubo de aço é tão importante que representa cerca de 90% das tubulações industriais, as quais utilizam tubos e conexões industriais para realizar o transporte de água, óleos, gases, substâncias químicas e misturas com partículas em suspensão.
Atualmente, é possível encontrar uma ampla gama de materiais que conta com características técnicas específicas e para as mais variadas aplicações. O aço carbono oferece diversas vantagens, além de total versatilidade.
Os tubos encontrados nas tubulações industriais são divididos em duas categorias: com costura e sem costura. Os tubos de aço com costura são os mais populares do mercado em função de seu custo/benefício. Eles são feitos a partir de uma chapa de metal. Por outro lado, os sem costura dependem de cilindros que são aquecidos e ficam ocos para serem perfurados depois.
Além disso, o tipo sem costura não passa por qualquer tipo de soldagem. Por esse motivo, favorece a condução de outros materiais que funcionam através de pressão.
Este modelo garante total utilidade em projetos de tubulações industriais que demandam precisão e confiança, como na aplicação de óleo ou de vapor pressurizados para gerar grandes esforços, como é o caso de elementos como pistões hidráulicos e caldeiras.
Cada categoria passa por diferentes processos de fabricação:
Os tubos sem costura são usados em diferentes metragens, como componentes de transmissão em aplicações como oleodutos e ferramentas de perfuração que não passam por processo de soldagem. O processo de fabricação pode ser realizado de três maneiras: Laminação, Extrusão e Fundição.
A laminação é voltada para tubos grandes diâmetros. O tubo é formado quando o material é “empurrado” por cilindros que rotacionam.
Na extrusão, a peça é “empurrada” contra uma matriz conformadora. Ela é mais empregada para tubos com pequenos diâmetros.
Os processos de fundição são processos onde o material é despejado em moldes, onde ele se solidifica adquirindo o formato do molde.
Os tubos com costura são fabricados por processo de soldagem, que pode ser realizado de dois modos: longitudinal e espiral. O processo longitudinal é o mais utilizado, e é feito ao longo de uma geratriz do tubo.
Na solda em espiral, a matéria-prima é uma bobina para todos os diâmetros, desde tubos pequenos a tubulações de grande porte.
Vale ressaltar que, somente a aplicação de recursos de alta qualidade e dentro das normas exigidas não é o suficiente. É indispensável que os tubos, conexões e demais dispositivos também sejam instalados de forma adequada. Assim, é possível assegurar a instalação eficiente das tubulações industriais, de fácil manutenção e sob medida para atender a diversas frentes.
Dê preferência a empresas confiáveis e com tradição do segmento. A Tubonasa é referência no mercado e fabrica tubos de aço de alta qualidade e que podem ser usados nas tubulações industriais. No site você encontra tubo galvanizado, tubo Schedule e muito mais, confira o catálogo de tubos!
Agora que você sabe quais são as diferenças entre os tubos de aço com e sem costura e como ambos são essenciais nas tubulações industriais, será mais fácil escolher o produto ideal para seu projeto de médio ou grande porte!
Desaquecimento das vendas aumenta a possibilidade de cortes na produção, com a...
O aumento da violência nas cidades brasileiras fez com que cada vez...
O presidente do Instituto Aço Brasil (IABR), Marco Pólo Lopes, disse nesta...
A galvanização é um processo que oferece ainda mais proteção aos tubos...