O que é galvanização? Entenda o processo - Tubos de aço de
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / O que é galvanização? Entenda o processo

O que é galvanização

Dentro dos diversos assuntos que envolvem a produção de tubos de aço carbono, uma dúvida comum é acerca de o que é galvanização e as etapas que compõem a fabricação de tubos para as mais diversas finalidades.

A galvanização é um passo importante na composição de tubos de aço, e é por meio desse processo químico que podemos encontrar no mercado tubos muito mais resistentes e que duram muito mais tempo sem sofrer com a corrosão.

Isso garante tubos muito mais eficazes e que demandam menos manutenção, resultando em projetos mais seguros e duradouros.

Veio até aqui se perguntando o que é galvanização e como funciona todo esse processo? A gente te explica!

A Tubonasa, sua especialista quando o assunto são os tubos de aço carbono (temos o maior catálogo do Brasil!) traz aqui um conteúdo completo sobre o tema. Acompanhe abaixo nosso guia sobre a galvanização e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é o processo de galvanização?

Também chamada de proteção catódica do aço, a galvanização nada mais é do que o revestimento de uma peça, que pode ser de ferro ou aço, com uma camada de zinco metálico.

Aqui, o zinco é um componente importante para evitar que a peça de aço em questão seja danificada com as intempéries do tempo, uma vez que é esse elemento que ficará exposto.

Por meio da galvanização, tubos de aço sofrem bem menos corrosão, mantendo sua qualidade a longo prazo.

Onde é usada a galvanização?

Saber o que é galvanização também envolve conhecer onde essa aplicação química pode ser utilizada.

Considerando a necessidade de tubos de aço de um projeto, é possível determinar se a galvanização do item será necessária; logo, um tubo de aço é galvanizado sempre que existe a necessidade.

No geral, na maioria das aplicações dos tubos de aço, é possível encontrar esse artigo em seu modelo galvanizado, como na construção civil e em demandas industriais.

Entenda as vantagens da galvanização

Agora que você já sabe o que é galvanização, é interessante saber a importância desse processo, e como é bem mais vantajoso adquirir tubos de aço com esse tipo de material em sua composição.

Para aproveitar o melhor das funcionalidades que um tubo de aço pode oferecer, independentemente da sua aplicação, a galvanização se torna um adicional de grande potencial, garantindo muito mais durabilidade ao produto.

Listamos logo abaixo os principais benefícios que o processo de tornar um aço galvanizado pode oferecer à sua demanda, seja na construção civil ou na indústria.

Confira:

1. Proteção contra corrosão

Talvez a vantagem que mais se destaca, uma vez que resume bem a funcionalidade básica de saber o que é galvanização, é a sua alta proteção à corrosão.

A camada de zinco que é aplicada no ferro no processo de galvanização do item, sua principal função, é responsável por formar uma barreira que fica entre o metal e o ambiente externo.

Logo, a galvanização em si não é um processo resistente à corrosão: mas é o intermédio dela que faz com que o aço não sofra com a ação da corrosão.

2. Estética

Ainda, um aço galvanizado possui uma estética com um apelo muito maior do que os tubos de aço carbono comuns.

Com a tecnologia envolvida no processo, as técnicas já podem oferecer diferentes aparências e propriedades ao revestimento composto essencialmente por zinco.

Logo, o mercado oferece tubos de maior ou menor espessura, com acabamento estético melhor trabalhado, além de tubos com maior aderência e que não emanam nenhum tipo de odor desagradável.

3. Durabilidade

O maior responsável pela vida útil prolongada dos tubos de aço é o processo de galvanização!

O zinco em si é um material altamente resistente ao impacto da corrosão: tubos de aço galvanizados podem durar até 25 anos em uso, sem empenar e imune a pragas urbanas.

Logo, por consequência, um tubo de aço que tem o revestimento nesse componente químico sofre bem menos com fatores externos do que tubos não galvanizados, prolongando a validade do item sem manutenção.

4. Benefícios ambientais

O uso de tubos galvanizados tem grande impacto na cadeia de produção e de logística de tubos de aço, afetando positivamente o meio ambiente.

Isso porque, primeiramente, o processo de galvanização é relativamente sustentável, quando comparado com outros processos que envolvem a fabricação de tubos de aço.

O zinco, matéria-prima presente nos itens galvanizados, é um recurso abundante na natureza; além disso, é um material amplamente reciclado.

Do ponto de vista de aquisição, considerando que tubos galvanizados demandam menos manutenção, o que resulta em menos trocas dos itens e menos resíduos ao planeta.

5. Versatilidade de aplicação

Além de todas essas vantagens, a galvanização ainda é um processo considerado muito versátil!

A sua aplicação é vasta, abrangendo com totalidade a produção de tubos de aço — mas não somente eles.

É possível, também, galvanizar cercas, parafusos, peças de automóveis, e muito mais, em pequena e larga escala.

Tipos de galvanização