À primeira vista, o casamento pode até parecer uma daquelas uniões arranjadas,...
Você provavelmente já sabe que a fabricação dos tubos de aço segue normas específicas que garantem sua segurança e eficiência. No artigo de hoje, iremos apresentar uma dessas normas: a NBR 5580!
Essa norma de segurança brasileira é, antes de mais nada, uma das mais importantes garantias que os clientes têm de que um tubo de aço carbono é de qualidade excepcional.
Afinal, a norma determina critérios, métodos e requisitos específicos que prezam pela qualidade de tubulações, voltadas principalmente para condução de fluidos.
Continue acompanhando esse artigo e saiba tudo sobre essa importante norma!
Baseada na alemã DIN 2440, a NBR 5580 é uma norma técnica brasileira que especifica os requisitos para tubos de aço carbono.
Esses tubos são destinados à condução de fluidos não corrosivos, entre eles, água e vapores.
De forma geral, a norma estabelece as condições requeridas para que os tubos e conexões atendam aos padrões de qualidade e segurança ideais para as suas aplicações — que você vai conhecer ainda nesse artigo!
Vamos agora compreender, um pouco mais detalhadamente, as funções dessa norma e sua importância.
A norma define as dimensões, massas e proteções para os tubos, bem como os seus processos de fabricação, revestimento e fornecimento.
Com solda longitudinal por alta frequência, com ou sem revestimento de zinco, e propriedades químicas e mecânicas definidas, os tubos da norma são fornecidos em três classes:
L (Leve);
M (Médio);
P (Pesado);
A norma define também controles de qualidade rigorosos e inspeções detalhadas.
Por exemplo, todos os tubos devem passar pelo ensaio de pressão hidrostática, sendo submetidos a uma pressão de 5MPa durante um tempo mínimo de 5 segundos.
Só após as inspeções é que os tubos podem seguir adiante para distribuição, estando finalmente prontos para os mais diversos projetos!
A NBR 5580 segmenta os tubos de aço carbono correspondentes às seguintes características:
- Seção circular;
- Com ou sem costura;
- Pretos, galvanizados ou pintados;
- Feitos em aço acalmado e de baixo carbono;
- Diâmetro externo entre 21,3 mm e 165,1 mm;
- Espessura de parede entre 2,25 mm e 5,60 mm;
- Extremidades lisas chanfradas, ou rosqueadas.
Leia também: Galvanização a fogo: conceito e passo a passo para proteção anticorrosiva!
A importância dessa norma está na garantia da segurança e da qualidade dos tubos de aço carbono utilizados na condução de fluidos.
Afinal, a norma estabelece requisitos rigorosos para a fabricação e fornecimento desses tubos, o que garante que eles sejam capazes de suportar as condições de uso a que serão submetidos.
Os tubos enquadrados nessas duas normas são, na verdade, muito parecidos em suas características mecânicas, funções e classificações. Então, o que os diferencia?
A grande diferença entre tubos NBR 5580 e 5590 é a resistência um pouco mais elevada à pressão que o segundo oferece. Por isso, além da condução de fluidos, o tubo 5590 pode também ser aplicado em usinagem e equipamentos mecânicos.
Também podemos mencionar a diferença entre as bitolas. A 5580 abrange bitolas menores, de 1/2" a 6", com espessuras de parede de 1,80 mm a 3,75 mm. Já a 5590 conta com bitolas de 1/8” até 24”.
De toda forma, os dois tipos de tubos contam com rigorosos padrões de qualidade e segurança para a correta função de condução de materiais não corrosivos.
Quer saber mais sobre os tubos NBR 5590? Confira o nosso artigo sobre o tema.
Os tubos NBR 5580 são utilizados em diversas aplicações, das quais podemos citar principalmente:
- Instalações prediais e industriais de água, gás, vapor e ar comprimido;
- Redes de combate a incêndio;
- Tubulações para transporte de produtos químicos;
- Estruturas metálicas;
- Equipamentos industriais;
- Torres de comunicação e transmissão;
Leia também: Normas para tubos de aço carbono nacionais e internacionais
Tubos feitos em aço carbono são especialmente projetados para apresentar uma grande resistência na função de transporte de fluidos não corrosivos — dos mais variados tipos.
Ou seja, se apresentam como a melhor solução do mercado para tubulações desse tipo, com o diferencial de demandarem pouquíssima manutenção, especialmente em suas versões galvanizadas.
Esse material também é ideal para a condução de fluidos em alta temperatura, ou submetidos a grandes pressões, o que garante muito mais segurança para as aplicações.
Isso tudo, claro, considerando que a fabricação dos tubos segue à risca as normas predefinidas.
Assim podemos dizer que entre seus mais importantes benefícios, os tubos de aço carbono se destacam na redução do risco de acidentes, no aumento da vida útil e melhor desempenho das tubulações.
A Tubonasa é referência na distribuição de tubos de aço no Brasil, com mais de 30 anos de história.
Nossas peças são cuidadosamente armazenadas, estocadas e manuseadas, além de bem embaladas para o envio.
Esse cuidado é o que garante que nossos tubos redondos cheguem até o cliente nas mais perfeitas condições — sem amassados, empenamentos ou oxidações.
Para completar, temos estoque a pronta entrega, com pontualidade na entrega, e flexibilidade de pagamento com parcelamento pelo BNDES.
No artigo de hoje, você conferiu um guia completo sobre a NBR 5580, norma técnica que determina exigências para a fabricação e distribuição de tubos de aço carbono.
É relevante acrescentar que as normas técnicas são periodicamente revisadas para se manterem atualizadas com as evoluções técnicas e demandas do mercado.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe! Se você quiser conferir mais assuntos relacionados, visite o site da Tubonasa!
À primeira vista, o casamento pode até parecer uma daquelas uniões arranjadas,...
O metalon é um produto feito de aço carbono muito utilizado no...
Quer saber tudo sobre os tubos de aço para construção civil e...
O que são tubos de condução e de que são feitos? Quais...