Tubo para condução de fluidos: O que é e para que servem - T
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Saiba qual o melhor tubo para condução de fluidos, importância e mais

Tubo para condução de fluidos: O que é e para que servem

Os tubos para condução de fluidos são elementos essenciais em uma série de setores da indústria, uma vez que permitem transportar líquidos e gases de um ponto a outro. 

Mas, para que o processo ocorra sem interferências e riscos de qualquer natureza, esses tubos precisam conter algumas propriedades e características específicas para garantir suas funções de forma segura e eficiente. 

Neste artigo, vamos discutir os conceitos básicos do tubo para condução de fluidos, incluindo seus tipos, materiais e normas aplicáveis. 

Também vamos abordar a importância desses tubos e como escolher o melhor tipo para cada necessidade ou aplicação.

Aproveite a leitura!

O que é um tubo de condução?

Os tubos para condução de fluidos, como o nome sugere, são um tipo de tubo utilizado no transporte de fluidos diversos, como água, gás, ar comprimido ou óleo.

Por esse motivo, devem ser fortes o suficiente para suportar a pressão do fluido, além de serem fabricados em materiais resistentes à corrosão.

Esse tipo de tubo pode ser encontrado em diversas dimensões e espessuras, desde as menores até os grandes tubos utilizados na indústria petroquímica, por exemplo. 

Mas, de forma geral, como referência à sua composição, eles são classificados em dois tipos principais: aço inoxidável e aço carbono. Saiba mais sobre cada um deles a seguir. 

Aço inoxidável

O aço inoxidável é um material bastante resistente, composto principalmente de ferro, carbono e cromo. 

O cromo é o que ajuda a formar uma espécie de “filme” fino e aderente no tubo, o que ajuda a protegê-lo de ataques corrosivos. 

Os tubos em aço inoxidável são comumente usados em aplicações como sistemas de água potável, processamento químico e sistemas de transporte de alimentos.

Aço carbono


Os tubos em aço carbono, por sua vez, são compostos principalmente de ferro e carbono, podendo ser galvanizados (revestimento em zinco) para conferir ainda mais resistência à corrosão. 

Note que a constituição de liga confere ao aço um nível elevado de resistência mecânica, com aproximadamente 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição. 

Sua composição química é fundamental para garantir sua longa durabilidade, resistência a impactos, e também a altas temperaturas. 

Leia também: O que é galvanização? Entenda o processo

Para que serve o tubo para condução de fluidos?

Os tubos condução, em suas diferentes classificações e características, podem ser adaptados a diversas aplicações, em diferentes setores. 

Conheça algumas dessas aplicações:

  • - Indústria de petróleo e gás natural;

  • - Indústria química e petroquímica;

  • - Distribuição de água;

  • - Produção industrial;

  • - Construção civil;

  • - Caldeirarias

  • - Sistemas de aquecimento e ar-condicionado;

  • - Transportes dutoviários.

Qual a importância dos tubos de condução?

Como você viu no tópico anterior, os tubos de condução estão presentes em algumas aplicações de ampla relevância, como as indústrias de petróleo e gás. 

Assim, os tubos de condução são importantes porque são responsáveis pelo transporte seguro e eficiente de fluidos.

Por exemplo, imagine os efeitos causados se os tubos utilizados em uma indústria farmacêutica, por exemplo, simplesmente não cumprissem bem as suas funções?

Agora, apenas imagine a mesma situação em uma refinaria de petróleo. Consequências catastróficas em diferentes escalas poderiam se desencadear. 

Quais são as normas para tubos de condução?

Como é de se imaginar, a fabricação de tubos aplicados em áreas tão críticas deve seguir um conjunto de critérios e orientações que buscam atestar sua máxima eficiência. 

Esses critérios são dispostos a partir de normas nacionais e internacionais, que buscam garantir que os tubos de condução sejam projetados e produzidos adequadamente. 

No Brasil, os tubos de aço para condução são fabricados de acordo com duas normas, a NBR 5580 (baseada na norma DIN 2440) e a NBR 5590 (baseada na ASTM A53). 

A NBR 5580 se aplica a tubos de aço carbono, com ou sem costura, indicados para linhas de baixa pressão. 

Já a NBR 5590 se refere aos tubos mais simples, podendo ser fabricados com costura ou sem costura, nos graus A ou B. São indicados para linhas de baixa à média pressão.

Quais os melhores tubos para condução de fluidos?


Escolher um tubo ideal depende do contexto específico do projeto em que ele será utilizado. 

Assim, é recomendado consultar um profissional especializado para orientação personalizada na seleção do tipo melhor tipo de tubo para a condução de fluidos.

Mas, de forma geral, o tubo condução de aço carbono se apresenta como uma boa escolha para transporte de fluidos.

Especialmente porque se apresentam com diversas opções, como os modelos pretos, galvanizados a fogo ou pintados (seguindo as normas da NBR 5590). 

Além disso, eles apresentam diferentes características nas pontas, podendo ser lisas, chanfradas, roscas BSP e NPT, ou ranhuradas, conforme a necessidade do projeto ou cliente. 

Qual é a diferença entre tubos e tubulações?

Enquanto para algumas pessoas pode ser óbvio, outras ainda se confundem com o significado e diferenciação dos termos tubos e tubulação

De forma geral, os tubos são as peças individuais e ocas, compradas uma à uma. Já a tubulação se trata do sistema completo, formado a partir da associação e conexão dos tubos individuais. 

Encontre tubos para condução de na Tubonasa

Se você está em busca do melhor lugar para comprar tubos para condução de fluidos, então a procura chegou ao fim pois você está no lugar certo! 

Na Tubonasa você encontra tubos de aço em conformidade com todas as principais normas nacionais e internacionais do segmento. 

Além disso, trabalhamos com processos ágeis, priorizando um contato eficiente com o cliente e atendimento de qualidade. 

Aqui você também encontra um time de especialistas prontos para atender às necessidades específicas de cada projeto

Entre em contanto com a Tubonasa e solicite seu orçamento online! 

Conclusão

Agora você já conhece as informações mais importantes sobre o tubo para condução de fluidos, desde sua composição e importância, até as principais normas que os regem.

Esses tubos, como o nome sugere, são utilizados no transporte de fluidos diversos, como água, gás, ar comprimido ou óleo, nas mais diversas áreas da indústria.

Gostou desse conteúdo? Visite o blog da Tubonasa para se manter sempre atualizado com conteúdos interessantes e relevantes sobre tubos de aço, suas características e aplicações!


VEJA TAMBÉM!

Como escolher o Metalon?

Como escolher o Metalon?

O metalon é conhecido pela resistência, durabilidade e custo-benefício. Muito usado em...

Nova norma de estruturas em tubos de aço

Nova norma de estruturas em tubos de aço

A Associação Brasileira de Normas Técnicas e Comitê Brasileiro da Construção Civil,...

Quanto custa metalon 100x100?

Quanto custa metalon 100x100?

O preço do metalon 100x100 está na média de R$ 450, podendo...

Portão Galvanizado: veja por que vale a pena!

Portão Galvanizado: veja por que vale a pena!

Muita gente não sabe, mas a galvanização ou galvanoplastia é um processo...

FALE CONOSCO!