Dúvidas para escolher entre aço carbono ou inox? A gente te explica...
Os tubos para condução de fluidos são elementos essenciais em uma série de setores da indústria, uma vez que permitem transportar líquidos e gases de um ponto a outro.
Mas, para que o processo ocorra sem interferências e riscos de qualquer natureza, esses tubos precisam conter algumas propriedades e características específicas para garantir suas funções de forma segura e eficiente.
Neste artigo, vamos discutir os conceitos básicos do tubo para condução de fluidos, incluindo seus tipos, materiais e normas aplicáveis.
Também vamos abordar a importância desses tubos e como escolher o melhor tipo para cada necessidade ou aplicação.
Aproveite a leitura!
Os tubos para condução de fluidos, como o nome sugere, são um tipo de tubo utilizado no transporte de fluidos diversos, como água, gás, ar comprimido ou óleo.
Por esse motivo, devem ser fortes o suficiente para suportar a pressão do fluido, além de serem fabricados em materiais resistentes à corrosão.
Esse tipo de tubo pode ser encontrado em diversas dimensões e espessuras, desde as menores até os grandes tubos utilizados na indústria petroquímica, por exemplo.
Mas, de forma geral, como referência à sua composição, eles são classificados em dois tipos principais: aço inoxidável e aço carbono. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.
O cromo é o que ajuda a formar uma espécie de “filme” fino e aderente no tubo, o que ajuda a protegê-lo de ataques corrosivos.
Os tubos em aço inoxidável são comumente usados em aplicações como sistemas de água potável, processamento químico e sistemas de transporte de alimentos.
Os tubos em aço carbono, por sua vez, são compostos principalmente de ferro e carbono, podendo ser galvanizados (revestimento em zinco) para conferir ainda mais resistência à corrosão.
Note que a constituição de liga confere ao aço um nível elevado de resistência mecânica, com aproximadamente 0,008% a 2,11% de concentração de carbono em sua composição.
Sua composição química é fundamental para garantir sua longa durabilidade, resistência a impactos, e também a altas temperaturas.
Leia também: O que é galvanização? Entenda o processo
Os tubos condução, em suas diferentes classificações e características, podem ser adaptados a diversas aplicações, em diferentes setores.
Conheça algumas dessas aplicações:
- Indústria de petróleo e gás natural;
- Indústria química e petroquímica;
- Distribuição de água;
- Produção industrial;
- Caldeirarias;
- Sistemas de aquecimento e ar-condicionado;
- Transportes dutoviários.
Como você viu no tópico anterior, os tubos de condução estão presentes em algumas aplicações de ampla relevância, como as indústrias de petróleo e gás.
Assim, os tubos de condução são importantes porque são responsáveis pelo transporte seguro e eficiente de fluidos.
Por exemplo, imagine os efeitos causados se os tubos utilizados em uma indústria farmacêutica, por exemplo, simplesmente não cumprissem bem as suas funções?
Agora, apenas imagine a mesma situação em uma refinaria de petróleo. Consequências catastróficas em diferentes escalas poderiam se desencadear.
Como é de se imaginar, a fabricação de tubos aplicados em áreas tão críticas deve seguir um conjunto de critérios e orientações que buscam atestar sua máxima eficiência.
Esses critérios são dispostos a partir de normas nacionais e internacionais, que buscam garantir que os tubos de condução sejam projetados e produzidos adequadamente.
No Brasil, os tubos de aço para condução são fabricados de acordo com duas normas, a NBR 5580 (baseada na norma DIN 2440) e a NBR 5590 (baseada na ASTM A53).
A NBR 5580 se aplica a tubos de aço carbono, com ou sem costura, indicados para linhas de baixa pressão.
Já a NBR 5590 se refere aos tubos mais simples, podendo ser fabricados com costura ou sem costura, nos graus A ou B. São indicados para linhas de baixa à média pressão.
Escolher um tubo ideal depende do contexto específico do projeto em que ele será utilizado.
Assim, é recomendado consultar um profissional especializado para orientação personalizada na seleção do tipo melhor tipo de tubo para a condução de fluidos.
Mas, de forma geral, o tubo condução de aço carbono se apresenta como uma boa escolha para transporte de fluidos.
Especialmente porque se apresentam com diversas opções, como os modelos pretos, galvanizados a fogo ou pintados (seguindo as normas da NBR 5590).
Além disso, eles apresentam diferentes características nas pontas, podendo ser lisas, chanfradas, roscas BSP e NPT, ou ranhuradas, conforme a necessidade do projeto ou cliente.
Enquanto para algumas pessoas pode ser óbvio, outras ainda se confundem com o significado e diferenciação dos termos tubos e tubulação.
De forma geral, os tubos são as peças individuais e ocas, compradas uma à uma. Já a tubulação se trata do sistema completo, formado a partir da associação e conexão dos tubos individuais.
Se você está em busca do melhor lugar para comprar tubos para condução de fluidos, então a procura chegou ao fim pois você está no lugar certo!
Na Tubonasa você encontra tubos de aço em conformidade com todas as principais normas nacionais e internacionais do segmento.
Além disso, trabalhamos com processos ágeis, priorizando um contato eficiente com o cliente e atendimento de qualidade.
Aqui você também encontra um time de especialistas prontos para atender às necessidades específicas de cada projeto.
Entre em contanto com a Tubonasa e solicite seu orçamento online!
Agora você já conhece as informações mais importantes sobre o tubo para condução de fluidos, desde sua composição e importância, até as principais normas que os regem.
Esses tubos, como o nome sugere, são utilizados no transporte de fluidos diversos, como água, gás, ar comprimido ou óleo, nas mais diversas áreas da indústria.
Gostou desse conteúdo? Visite o blog da Tubonasa para se manter sempre atualizado com conteúdos interessantes e relevantes sobre tubos de aço, suas características e aplicações!
Dúvidas para escolher entre aço carbono ou inox? A gente te explica...
Saiba tudo sobre os tubos para caldeira, incluindo normas, tipos e vantagens....
O portão é considerado uma das partes principais de uma casa. Isso...
A Associação Brasileira de Normas Técnicas e Comitê Brasileiro da Construção Civil,...