O que é o processo de Galvanização? - Tubos de aço de carbo
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / O que é o processo de Galvanização?

O que é o processo de Galvanização?

Galvanização é o nome dado ao processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão ou aprimorar sua aparência.

O ferro e o aço são exemplos de materiais muito utilizados na indústria e na produção de inúmeros produtos. No entanto, é comum que os materiais feitos a partir do aço ou do ferro fiquem enferrujados com o tempo, devido a diversos fatores químicos ou físicos. Agentes naturais, como oxigênio e a água, contribuem bastante para a corrosão dos objetos de aço.

Para evitar prejuízos econômicos e até mesmo danos ambientais causados por peças enferrujadas ou oxidadas, o processo de galvanização é de extrema relevância e muito eficiente. Neste artigo, vamos falar de forma mais detalhada sobre esse assunto tão importante para diversos segmentos.

Importância da galvanização: como ocorre a corrosão?

Para você entender melhor, a ferrugem se forma a partir da oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) na presença do oxigênio e da água. O ferro e a maioria dos metais, exceto o ouro e platina, têm forte tendência a oxidar com o passar do tempo.

Este fenômeno interfere na durabilidade de tubulações, máquinas, equipamentos, estruturas de construções, edifícios, pontes, grades, viadutos etc. Com isso, o processo de corrosão também pode colocar em risco a vida das pessoas e a infraestrutura das cidades. Sem falar no aumento da demanda para a produção de novos materiais metálicos, que favorece a exploração de minérios e gera grandes gastos de energia.

Nesse sentido, fica fácil compreender por que a processo de galvanização é extremamente relevante para os metais.

Como acontece o processo de galvanização?

O processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.

Após essa técnica, o aço fica mais protegido da corrosão e consegue aguentar com mais facilidade adversidades relacionadas a mudanças climáticas ou à ação do tempo.

Benefícios da galvanização

Você sabia que a galvanização existe no ramo industrial há mais de um século? Sendo assim, suas vantagens já foram mais que comprovadas e continuam sendo de extrema relevância por diferentes motivos, entre eles:

  • Mais resistência e força para durar várias gerações

Com estruturas de aços mais resistentes e protegidas, haverá redução de gastos com manutenção. Isso porque os equipamentos galvanizados têm vida útil mais elevada e resistem melhor ao desgaste. Sem dúvidas, é uma escolha bem mais econômica e com melhor custo benefício.

  • Aumento da durabilidade e da vida útil dos equipamentos de aço

Como já mencionamos, a durabilidade dos equipamentos galvanizados é muito maior do que a dos não galvanizados. Vale lembrar que o material que passou pelo processo de galvanização apresenta uma maior resistência contra danos mecânicos durante as etapas de manuseio, transporte, instalação e estocagem.

  • Mais sustentabilidade e uso eficiente dos recursos naturais

Mesmo após muitos anos de uso, o equipamento galvanizado pode ser completamente reciclado em uma nova fusão, sem ter qualquer resquício de ferrugem. Isso reduz os impactos ambientais e estimula o uso eficiente das matérias-primas.

  • Rapidez no processo de galvanização

A galvanização por imersão a quente consegue revestir um material por completo em pouquíssimos minutos. Logo depois disso, o material já está pronto para o uso.

  • Versatilidade e eficiência para diversos setores

Outra vantagem é que a galvanização pode ser utilizada para diversos segmentos, incluindo: construção civil, indústria automobilística, agropecuária, armazenagem, transporte, serralheria, estruturas metálicas, oficinas, entre outros.

Qualidade comprovada em produtos de aço é na Tubonasa!

Agora que você já entendeu como funciona e para que serve a galvanização, que tal conhecer melhor os diferenciais da Tubonasa? Somos uma empresa com experiência comprovada no segmento industrial e com as mais variadas soluções em tubos de aço. Todos os produtos possuem alto padrão de qualidade e passam por intensos processos técnicos, como a galvanização, que garantem maior durabilidade.

A empresa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, proporcionando aos clientes produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.

Quer saber mais sobre a Tubonasa?

Oferecemos pagamento facilitado por meio do cartão do BNDES e garantimos pontualidade na entrega para diferentes regiões do Brasil. Entre em contato agora mesmo e receba um atendimento diferenciado. Nossa equipe de profissionais técnicos também está sempre à disposição para tirar suas dúvidas sobre o seu pedido. Fale conosco e peça o seu orçamento

 

VEJA TAMBÉM!

Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing / tubos de aço

Caixa Econômica Federal constrói primeira agência em steel framing / tubos de aço

A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel...

O que é aço tubular?

O que é aço tubular?

O aço tubular de metalon é caracterizado por ser uma peça oca,...

Tubo DIN 2440: Entenda o que é e suas funcionalidades!

Tubo DIN 2440: Entenda o conceito e quais são suas funcionalidades!

Conheça o tubo DIN 2440, desde seu conceito, especificações e características, até...

Ideias para modernizar o visual do sua fachada e do seu portão

Ideias para modernizar o visual do sua fachada e do seu portão

Se você tem uma casa, um sobrado, um imóvel no campo ou...

FALE CONOSCO!