As pessoas mais antigas, já na faixa dos 40 ou 50 anos,...
Galvanização é o nome dado ao processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão ou aprimorar sua aparência.
O ferro e o aço são exemplos de materiais muito utilizados na indústria e na produção de inúmeros produtos. No entanto, é comum que os materiais feitos a partir do aço ou do ferro fiquem enferrujados com o tempo, devido a diversos fatores químicos ou físicos. Agentes naturais, como oxigênio e a água, contribuem bastante para a corrosão dos objetos de aço.
Para evitar prejuízos econômicos e até mesmo danos ambientais causados por peças enferrujadas ou oxidadas, o processo de galvanização é de extrema relevância e muito eficiente. Neste artigo, vamos falar de forma mais detalhada sobre esse assunto tão importante para diversos segmentos.
Para você entender melhor, a ferrugem se forma a partir da oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) na presença do oxigênio e da água. O ferro e a maioria dos metais, exceto o ouro e platina, têm forte tendência a oxidar com o passar do tempo.
Este fenômeno interfere na durabilidade de tubulações, máquinas, equipamentos, estruturas de construções, edifícios, pontes, grades, viadutos etc. Com isso, o processo de corrosão também pode colocar em risco a vida das pessoas e a infraestrutura das cidades. Sem falar no aumento da demanda para a produção de novos materiais metálicos, que favorece a exploração de minérios e gera grandes gastos de energia.
Nesse sentido, fica fácil compreender por que a processo de galvanização é extremamente relevante para os metais.
O processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.
Após essa técnica, o aço fica mais protegido da corrosão e consegue aguentar com mais facilidade adversidades relacionadas a mudanças climáticas ou à ação do tempo.
Você sabia que a galvanização existe no ramo industrial há mais de um século? Sendo assim, suas vantagens já foram mais que comprovadas e continuam sendo de extrema relevância por diferentes motivos, entre eles:
Com estruturas de aços mais resistentes e protegidas, haverá redução de gastos com manutenção. Isso porque os equipamentos galvanizados têm vida útil mais elevada e resistem melhor ao desgaste. Sem dúvidas, é uma escolha bem mais econômica e com melhor custo benefício.
Como já mencionamos, a durabilidade dos equipamentos galvanizados é muito maior do que a dos não galvanizados. Vale lembrar que o material que passou pelo processo de galvanização apresenta uma maior resistência contra danos mecânicos durante as etapas de manuseio, transporte, instalação e estocagem.
Mesmo após muitos anos de uso, o equipamento galvanizado pode ser completamente reciclado em uma nova fusão, sem ter qualquer resquício de ferrugem. Isso reduz os impactos ambientais e estimula o uso eficiente das matérias-primas.
A galvanização por imersão a quente consegue revestir um material por completo em pouquíssimos minutos. Logo depois disso, o material já está pronto para o uso.
Outra vantagem é que a galvanização pode ser utilizada para diversos segmentos, incluindo: construção civil, indústria automobilística, agropecuária, armazenagem, transporte, serralheria, estruturas metálicas, oficinas, entre outros.
Agora que você já entendeu como funciona e para que serve a galvanização, que tal conhecer melhor os diferenciais da Tubonasa? Somos uma empresa com experiência comprovada no segmento industrial e com as mais variadas soluções em tubos de aço. Todos os produtos possuem alto padrão de qualidade e passam por intensos processos técnicos, como a galvanização, que garantem maior durabilidade.
A empresa também segue padrões internacionais de armazenagem e manuseio, proporcionando aos clientes produtos livres de amassamentos, oxidações ou empenamentos.
Oferecemos pagamento facilitado por meio do cartão do BNDES e garantimos pontualidade na entrega para diferentes regiões do Brasil. Entre em contato agora mesmo e receba um atendimento diferenciado. Nossa equipe de profissionais técnicos também está sempre à disposição para tirar suas dúvidas sobre o seu pedido. Fale conosco e peça o seu orçamento!
As pessoas mais antigas, já na faixa dos 40 ou 50 anos,...
Ferro e metalon são dois tipos de materiais muito usados na engenharia,...
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciará no dia 15 de...
produção diária de aço da China subiu para um recorde de 2,045...