Tubo galvanizado: O que é, suas vantagens e aplicações! - Tu
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Tubo galvanizado: O que é, suas vantagens e aplicações!

Tubo galvanizado: O que é, suas vantagens e aplicações!

 

O tubo de aço galvanizado, fabricado sob rígidos padrões de segurança regulamentados por órgãos fiscalizadores, é sinônimo de eficiência e alta qualidade. Utilizado em diversos setores e com múltiplas aplicações, oferece versatilidade e ótimo custo/benefício. O aço galvanizado é um produto que passa pelo processo de galvanização - o ato de revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de potencializar sua resistência anticorrosiva.Atualmente, existem diferentes tamanhos de tubo galvanizado, além de particularidades em relação ao processo de galvanização. O tubo de aço galvanizado a quente (recomendado para condução de fluidos e gases em geral como a água, os óleos e ar-condicionado) consiste na galvanização total do material, por meio da imersão do produto em zinco, conforme a norma NBR 5580Por outro lado lado, o aço galvanizado a frio é indicado para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes (que não transportam fluidos). Seu processo de fabricação é por meio do choque eletrostático, no qual o zinco só se fixa em sua parte externa. Saiba mais sobre o produto e as suas principais aplicações.

Principais aplicações do tubo galvanizado

As estruturas empresariais e de construção civil do século XXI são marcadas pela necessidade de durabilidade e, principalmente, de rigidez para dar origem a projetos de engenharia eficazes.Partindo disso, no cenário industrial, os tubos galvanizados se apresentam como opções ideais para a condução de fluídos e ainda para as empreiteiras de construção e para a instalação de postes públicos ou construtoras em geral. Veja abaixo algumas aplicações:

Usinas de açúcar e álcool

O segmento sucroalcooleiro se beneficia com a instalação de tubos de aço galvanizados em sistemas de transferência de líquidos e grânulos. Isso porque tais estruturas possuem a característica de elevada resistência à corrosão mesmo com a passagem de fluídos agressivos.

A facilidade de limpeza e a eficiência em troca térmica são outros pontos positivos proporcionados pelos tubos de aço galvanizados em usinas de açúcar e álcool, que agregam vantagem em seus sistemas de cozimento e evaporação.

Indústrias químicas e petroquímicas

Este é outro setor onde os tubos galvanizados são amplamente utilizados. Mais uma vez, suas propriedades anticorrosivas garantem a segurança dos fluidos que passam em seu interior. Ademais, a baixa rugosidade da estrutura evita a formação de incrustações.

Segundo as diretrizes técnicas e normativas da fabricação de tubos de aço, tais equipamentos são elaborados para processamento, para transporte e para a manipulação de substâncias químicas sem redução de sua vida útil. É importante, no entanto, certificar se o fabricante faz a produção dos tubos de aço dentro do conjunto de normas que padronizam a qualidade

O que é metalon galvanizado?

O metalon galvanizado é a designação atribuída a um tubo de aço carbono comum, com costura, e formato quadrado ou retangular. Todas as regras gerais e normas válidas para tubos quadrados e retangulares são aplicadas ao produto. Pode ser utilizado em estruturas leves, como portões ou na indústria química. Quando a estrutura possui revestimento de zinco, trata-se de um metalon galvanizado.Material de alta resistência e bastante popular na construção civil ou para o desenvolvimento de infraestrutura industrial, o metalon é um dos materiais mais utilizados para quem busca um produto de alta qualidade em seus projetos.

Seu processo de produção, por meio da fundição, possibilita formatos bem definidos, o que dá boa rigidez e acabamento ao material. Além disso, é um material que resiste bem à umidade e à deterioração do tempo. Leve e de alta longevidade, o metalon galvanizado  é antioxidante, anticorrosivo e de fácil higienização.

Qual a diferença entre o aço carbono e o aço galvanizado?

Há diversos tipos de aço no mercado e cada um deles possui características diferenciadas e pode ser usado para fins variados. O aço de carbono é uma liga metálica, composta por ferro e carbono e bastante suscetível à corrosão (ferrugem). Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, na qual o teor de carbono é inferior a 2,11%.

Já o aço galvanizado é composto por uma mistura robusta do aço líquido com uma solução pelo menos 10% de cromo, oferecendo alta resistência à corrosão.

Ambos são amplamente utilizados na indústria e em outros segmentos, no entanto, o aço galvanizado proporciona maior durabilidade por suas propriedades anticorrosivas. A camada de zinco auxilia a poupar recursos naturais como o minério de ferro e também energia, prolongando a longevidade do produto.

O aço galvanizado enferruja?

Não, pois o aço que passa pelo revestimento de zinco possui uma barreira isolante e anti corrosiva, impedindo o surgimento de ferrugem, de produtos de reações químicas ou eletroquímicas submetidas a diversos fatores climáticos.

Porém, vale ressaltar que a estrutura não é recomendada para regiões litorâneas, uma vez que não resistem à maresia e acabam enferrujando de fato.

Tubo de aço galvanizado: vantagens

O tubo de aço galvanizado é submetido a diversos testes como o sopro de vapor, que garante a adesão do zinco ao material, além dos testes Eddy Current e de pressão hidrostática.

Além da reconhecida resistência a materiais corrosivos e abrasivos, o tubo galvanizado possui excelente relação custo-benefício e é adaptável à cada fase da produção industrial. Dessa forma, as empresas podem utilizá-lo em grandes sistemas operacionais, mesmo que haja diferentes setores de fluidos.

Os produtos são adquiridos com certificado de qualidade, que garantem a durabilidade e conferem segurança para a indústria na qual serão utilizados. Por fim, os tubos galvanizados podem ser reciclados com facilidade, junto a outras sucatas de aço, sem agredir o meio ambiente.

O tubo de aço galvanizado é fornecido em barras com 6 metros de comprimento e dependendo da finalidade, das necessidades e das especificações dos clientes, podem ou não conter roscas nas pontas.

Cada tubo possui sua especificação e seguem regras de qualidade. Entre os padrões mais comuns estão os Tubos de Condução DIN 2440 e Tubos de Condução NBR 5590.

Outros benefícios aço galvanizado

-      Prazo curto na fabricação de peças, com tempo médio de aproximadamente 30 dias e mais 15 dias para montagem-      As estruturas já chegam montadas, facilitando e agilizando o processo de montagem de forma geral-      Evita o desperdício e exige menor quantidade de operários para transporte-      Fácil de armazenar (não ocupa muito espaço)-      Versatilidade-      Fácil de limpar-      A galvanização eletrolítica garante um brilho especial e proteção contra a ferrugem

É possível galvanizar tubos de aço?

A alta aplicabilidade e durabilidade do tubo de aço galvanizado é alguns de seus maiores diferenciais. Um dos materiais mais vendidos em todo o Brasil, o aço possui inúmeros tipos e geometrias.

A Tubonasa, que atua no mercado de tubos em geral desde 1980, sabe da importância da durabilidade nas aplicações industriais e maquinários. Aqui você pode optar por galvanizar os tubos. Todos os produtos são certificados e cumprem com todas as normas técnicas estabelecidas pelo segmento. Solicite um orçamento agora mesmo!


VEJA TAMBÉM!

Quais são as aplicações dos Tubos NBR 8261?

Quais são as aplicações dos Tubos NBR 8261?

Os Tubos NBR 8261 podem ser encontrados em diferentes formatos e medidas....

Qual é mais pesado: ferro ou aço?

Qual é mais pesado: ferro ou aço?

Na hora de comprar um material para uma obra, indústria ou projeto,...

Como escolher o tubo de aço perfeito

Como escolher o tubo de aço perfeito

Todas as construções, grandes ou pequenas, possuem um ponto em comum. Vão...

tratamento de tubulação de bicromatização

Bicromatização: o que é, tipos, galvanização e zincagem [Guia]

Dúvidas sobre o que é a bicromatização e como esse processo é...

FALE CONOSCO!