Confira uma matéria sobre os tubos de metalon, publicada em um portal...
O aço de carbono é o material mais utilizado para sistemas de tubulação e componentes em usinas, refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, além de muitos outros tipos de instalações industriais e de produção.
Na verdade, quase 85% de toda a produção anual de aço em todo o mundo é de aço carbono. Ele é usado tão amplamente devido à sua pronta disponibilidade e seu custo relativamente baixo. No entanto, em certas aplicações, produtos químicos corrosivos e outros fatores ambientais podem levar a uma grave deterioração e degradação do aço carbono. A boa notícia? A corrosão pode ser combatida por um monitoramento prudente, inspeções rotineiras dos tubos, além de reparos.
Enquanto as usinas, instalações de processamento químico e refinarias de petróleo tentam produzir o máximo possível, a corrosão deixada em sistemas de tubulação de aço carbono pode ter consequências graves ou até mesmo catastróficas.
Se você se lembrar do incidente na fábrica da refinaria de petróleo da Chevron em Richmond na Califórnia, ocorrido em 06 de agosto de 2012, entenderá o quão importante é a inspeção e a reparação de tubos de aço carbono.
De acordo com um relatório que investiga a causa deste incidente "um tubo de aço de carbono, dentro da unidade de processamento de petróleo bruto da refinaria falhou devido ao afinamento causado por um processo químico de corrosão por enxofre”.
A corrosão ocorreu em um componente de cerca de cinco metros de comprimento, que continha níveis mais baixos de silício do que outras partes do tubo. Inspeções internas anteriores haviam identificado a necessidade de reparar os componentes corroídos, mas o problema não foi corrigido. Devido a isso, o tubo falhou e um vazamento de combustível levou a um grande incêndio na instalação.
Existem medidas de segurança que podem ser tomadas a fim de identificarem e solucionarem problemas de corrosão antes que se transformem em desastres de alto custo. Aqui estão algumas considerações importantes ao projetar seu programa de controle de corrosão:
O Isolamento pode acelerar significativamente a corrosão. Corrosão sob isolamento (CSI) tem sido uma preocupação constante durante muitos anos, especialmente na indústria petroquímica.
De fato, estudos indicam que de 40-60% de todos os custos de manutenção da tubulação são causados ??por CSI, e aproximadamente 10% de todos os custos de manutenção que uma unidade operacional enfrenta é devido a CSI.
A Instalação de isolamento adequado, e a aplicação de proteção contra a corrosão podem ajudar a desacelerar o desgaste, porém inspeções regulares e testes de materiais sob o isolamento também são muito importantes.
Quando necessário, devem ser feitos reparos para qualquer tubulação de metal ou de componentes que mostram sinais de CSI, além de substituir ou reparar também o isolamento.
Para as empresas, esse grau de inspeção e monitoramento pode parecer um aborrecimento, mas os riscos de deixar a tubulação de aço carbono corroída, e seus componentes não reparados são grandes demais para ignorar.
Como grande diferencial, a Tubonasa disponibiliza engenheiros altamente capacitados com vasta experiência na aplicação de seus produtos, garantindo tranquilidade e confiança aos clientes. A Tubonasa disponibiliza assistencia ilimitada e assessoria permanente em questões técnicas e normativas.
Acesse www.tubonasa.com.br e encontre produtos, dicas e soluções inovadoras para o seu negócio.Confira uma matéria sobre os tubos de metalon, publicada em um portal...
Quer saber o que é um tubo Schedule e suas principais aplicações?...
O tubo metalon conta com vários benefícios. Um deles é a praticidade...
Aço preto: o que é e quais suas aplicações? O aço preto é...