Confira os tipos de tubo para poço artesiano mais reconhecidos e recomendados...
Quando o assunto é a aquisição de tubos de aço para as mais variadas aplicações, uma dúvida comum aos consumidores é: aço carbono ou inox? Qual a melhor opção?
Essencialmente, a escolha da melhor peça de aço vai depender do destino que ela terá, considerando onde será incorporada no projeto e quais resultados estão no planejamento da demanda.
No entanto, para que seja considerada a alternativa mais assertiva, é fundamental estar familiarizado com as características e propriedades de cada tipo de tubo de aço, justamente para entender se a peça, de fato, vai fazer sentido no projeto.
Para ajudar você com a melhor escolha, a Tubonasa, sua especialista em tubos de aço, preparou um conteúdo muito útil!
Separamos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema, e decidir com propriedade se a melhor opção para o seu projeto é aço carbono ou inox.
Acompanhe o conteúdo abaixo até o final; boa leitura!
Antes de fazermos um paralelo que nos ajude a decidir se a melhor opção é aço carbono ou inox, é fundamental estarmos por dentro dos conceitos e especificações de cada um desses tipos de tubos.
Começando pelo aço carbono, estamos falando aqui de um material amplamente utilizado na indústria: isso se deve à sua durabilidade sem igual e resistência incomparável.
Essas características são advindas de uma mistura de ferro com carbono, usadas para compor esse material, geralmente com carbono concentrado em até 2.11%.
Inclusive, considerando os níveis de carbono aplicados, os tubos de carbono são divididos nas seguintes categorias:
aço de baixo teor de carbono — 0,30%
aço de médio teor de carbono — entre 0,35% e 0,60%
aço de alto teor de carbono — onde o componente fica acima de 0,61%.
Cada nível de carbono presente na composição desses tipos de tubos determina uma funcionalidade diferente para a peça, que é aplicada na construção civil, principalmente, além de também estar presente em algumas solicitações da indústria.
A lista de características do aço carbono é o principal atrativo para que esse aço seja tão requisitado em diversas áreas da construção.
São algumas dessas propriedades:
dureza relativa;
alta resistência à pressão;
uso em instalações elétricas;
resistência (conforme o teor de carbono);
capacidade de suportar altas temperaturas;
ductilidade da peça (conforme o teor de carbono).
Esse tipo de aço é considerado muito versátil, podendo ser utilizado nas mais variadas demandas e aplicações.
Aqui, estamos falando do uso industrial e comercial, além de poder ser integrado à fabricação de peças para maquinário, placas, e outras solicitações.
Ainda, projetos contemporâneos de design de interiores e arquitetura têm despertado interesse no uso do aço carbono, considerando a crescente do movimento da estética industrial.
Para cada utilização é recomendado um tipo de tubo de aço, dando origem a diferentes variações em formatos e funcionalidades. Entre os mais populares estão os Tubos de condução DIN 2440 e os Tubos de Condução Schedule.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo aço carbono, podemos destacar o custo-benefício das peças, uma vez que são mais baratas de produzir.
Ainda, o aço carbono é extremamente durável, possui maior soldabilidade, e pode ser integrado aos mais variados tipos de projetos — um material super versátil!
Apesar desses benefícios, quando comparado a outros materiais, o aço carbono pode estar suscetível às intempéries do tempo, principalmente a oxidação.
Agora que você já está familiarizado com o carbono, para saber se a melhor opção é o aço carbono ou inox, devemos saber mais sobre esse segundo tipo de aço.
O aço inox é um material também muito utilizado nas mais diversas aplicações, principalmente aquelas que demandam muita resistência à ferrugem.
Isso porque, dentro da composição do aço inox, encontramos cromo, ferro, titânio e até o próprio carbono — e todos esses materiais ajudam a conferir um melhor desempenho à peça.
Ainda, o aço inox pode ser encontrado nas seguintes categorias:
- ferrítico;
- austenítico;
- martensítico.
Graças à quantidade mínima de cromo ser de 12% na composição do aço inoxidável, ocorre uma reação com o oxigênio quando em contato com o meio externo, que cria uma fina camada fundamental para proteger o material da corrosão.
Logo, para projetos que demandam a utilização de peças que precisam ser úteis a longo prazo, principalmente quando em contato direto com fatores externos, o aço inox possui as características ideais.
O principal benefício apresentado por esse tipo de aço é a resistência à corrosão: por isso, é o melhor material para ser aplicado na indústria naval, alimentícia e agropecuária, por exemplo.
Por isso, é comum que ele seja a opção mais considerada quando o aço terá contato com ambientes úmidos.
No entanto, em uma análise de longo prazo, o aço inox acaba sendo menos resistente a outros tipos de desgastes.
Escolher entre o aço carbono ou o inox vai depender do direcionamento do seu projeto!
Em termos gerais, o aço inox pode ser mais resistente, mas existem outras aplicações onde o aço carbono acaba sendo uma alternativa mais viável, principalmente considerando o seu custo-benefício.
Escolher entre aço carbono ou inox, como citamos, está relacionado a uma análise dos objetivos do seu projeto, destacando essencialmente quais as principais necessidades dele.
Levar em conta a resistência do material, a performance dele quando em contato com fatores externos, o valor de revenda e até o apelo estético da peça são critérios fundamentais.
Tubonasa ajuda você a fazer a melhor escolha de tubos de aço para o seu projeto: trabalhamos com uma série de materiais que, certamente, vão ser a alternativa que você procura! Não deixe de conferir.
Quer mais dicas e conteúdos como esse? Acesse aqui nosso blog completo.
Confira os tipos de tubo para poço artesiano mais reconhecidos e recomendados...
Se você tem uma casa, um sobrado, um imóvel no campo ou...
Confira uma matéria sobre os tubos de metalon, publicada em um portal...
O tubo metalon conta com vários benefícios. Um deles é a praticidade...