A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel...
Quando se anda pelas ruas das grandes cidades, algumas estruturas arquitetônicas acabam atraindo a atenção por suas peculiaridades. Uma delas é a presença de tubos de aço em locais como pontes, parques ao ar livre, estádios, shoppings centers, viadutos e outras construções.
A razão para esse material estar tão em voga na arquitetura contemporânea é facilmente explicada quando se analisa as vantagens dos tubos de aço sobre outras estruturas.
Primeiramente, sua versatilidade – ou seja, a capacidade de se adaptar aos mais variados tipos de projeto – surge como fator principal da escolha, permitindo total liberdade de criação aos arquitetos. A compatibilidade com outros materiais de fechamento é outro diferencial responsável por essa preferência, já que o aço admite a utilização de blocos, tijolos, lajes moldadas in loco e outros componentes pré-fabricados.
Os tubos de aço nem sempre são visíveis em alguns tipos de construções urbanas. Grande parte deles está localizada dentro de vigas e paredes. Esses projetos com utilização interna de tubos exigem a avaliação de engenheiros antes, durante e após a implementação, para garantir o máximo aproveitamento de tais estruturas.
Entretanto, muitas das projeções arquitetônicas utilizam os tubos de aço externamente, de forma que é possível enxergá-los como um grande “lego” ou uma complexa e sofisticada construção de aço, capazes de transformar a estética de vários espaços nas metrópoles.
De acordo com referências de arquitetura, o aço tornou-se o novo “ouro”. Isso porque, até mesmo os projetos mais famosos do mundo, tais como Torres Petronas (Malásia), Pirâmide do Louvre (França) e Estádio Olímpico de Helsinque (Finlândia) foram fundamentados, inteiramente, nesse material.
As estruturas em aço possibilitam a duplicação da distância entre pilares, quando são projetadas e executadas por bons especialistas. Com a eliminação de prumadas inteiras, inclusive em fundações, a consequência é o melhor aproveitamento da área útil do espaço. Outra possibilidade de recurso é a elaboração de estruturas pênseis ou estaiadas, encontradas comumente em pontes e passíveis de adaptação para outras construções.
Vale ressaltar que antes de optar pela utilização do aço em quaisquer projetos urbanos, é importante escolher um bom fornecedor de tubo de aço. Isso porque cada lote de estruturas em aço deve vir acompanhado por certificação de garantia que confere o cumprimento das diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas e assegura as características de resistência e durabilidade do material.
A Caixa Econômica Federal (CEF) construiu sua primeira agência com sistema steel...
Entenda quais são as bitolas de metalon disponíveis no mercado, suas aplicações...
Quer conhecer quais os principais tipos de metalon e qual o melhor...
Confira um guia completo sobre as normas de tubos de aço carbono,...