Como pintar metalon de maneira correta? Dicas uteis! - Tubos de
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br
Segunda a Quinta das 8h às 18h
Sexta das 8h às 17h - (11) 2954-0299

Notícias / Saiba como pintar metalon de maneira correta com essas dicas práticas

Como pintar metalon de maneira correta? Dicas uteis!

Versátil e resistente, o metalon é utilizado em aplicações que vão desde a construção civil até a decoração de interiores. Mas, especialmente nesses contextos, surge uma dúvida bem comum: como pintar metalon e garantir um acabamento impecável e duradouro?

A boa notícia é que pintar metalon é possível e relativamente simples, se você seguir os passos corretos. 

Neste artigo, preparamos um guia por todo o processo, explicando como pintar metalon, quais tipos de tintas utilizar, ferramentas e dicas de preparação do material. 

Assim, você fica por dentro de tudo o que é necessário para alcançar um resultado profissional. 

Vamos lá?

Como pintar metalon?

Sim, é possível pintar o metalon! O material, feito de aço carbono, é versátil e pode ser personalizado com diferentes cores e texturas. 

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, pintar metalon não se trata apenas de uma questão estética. A pintura também acrescenta uma camada protetora contra a corrosão, por isso ajuda a estender a vida útil do material. 

Mas, afinal, como fazer isso? Confira a seguir o passo a passo do processo para pintar itens em metalon, seja com tinta em spray, ou com rolos e pincéis. 

Como pintar metalon com spray?

Para evitar a bagunça e ainda alcançar um acabamento uniforme e sem falhas, pintar metalon com spray é a melhor escolha – embora esse tipo de tinta tenha um preço um pouco mais elevado. 

Primeiro, limpe a superfície para remover qualquer resíduo, e depois proteja áreas não destinadas à pintura com fita adesiva. Em seguida, de forma homogênea, aplique um primer adequado para aço. 

Após a secagem do primer, agite bem a lata de tinta em spray e aplique a tinta em camadas finas e uniformes, a uma distância de aproximadamente 20 cm da superfície. 

Como pintar metalon com pincel?

Para pintar materiais em metalon com pincel, ou rolo, é preciso uma dose extra de paciência e atenção aos detalhes para alcançar um excelente resultado. 

A preparação é semelhante à pintura com spray: inicie limpando a superfície do metalon, eliminando sujeiras e aplicando um primer específico para metais. 

Escolha uma tinta apropriada para metal (confira quais são elas no próximo tópico) e pincéis de qualidade – preferencialmente com cerdas macias e flexíveis para evitar marcas indesejadas. 

Aplique a tinta em uma camada fina para garantir uma boa aderência e evitar escorrimentos. Aguarde o tempo de secagem entre as demãos sugerido pelo fabricante. 

Embora pintar com o pincel seja mais trabalhoso, nesse processo é mais fácil alcançar cantos e recortes específicos com mais precisão.

Que tipo de tinta usar para pintar metalon?


Para pintar materiais em aço carbono, como o metalon, a tinta esmalte sintético é a opção mais recomendada. Além do ótimo custo-benefício, esse tipo de tinta tem uma excelente cobertura e oferece proteção contra intempéries, ajudando a prevenir corrosão. 

Antes da pintura, é recomendado iniciar com um primer sintético, e em seguida aplicar o esmalte sintético. 

Existem também outras alternativas para diferentes necessidades: a combinação de primer e acabamento epóxi é uma boa opção, especialmente para interiores. 

Para exteriores, o acabamento com poliuretano (PU) confere brilho e proteção UV. Já para contar com uma secagem mais rápida, a laca nitrocelulose cumpre bem o seu papel.

Mas qual a melhor tinta para pintar metalon galvanizado? No mercado já existem opções de tintas específicas para aço galvanizado, e que ainda dispensam a aplicação de primer. 

Mas também é possível utilizar a tinta esmalte sintético, desde que um fundo para galvanizados seja aplicado antes para garantir a aderência da tinta à superfície.


Leia também: Tipos de metalon: saiba quais são e suas vantagens

Por que pintar metalon? Quais são os benefícios?

Além da estética, quais são os motivos para pintar metalon? Em primeiro lugar, a camada de tinta protege a chapa ou tubo de aço carbono contra corrosão e desgaste, prolongando sua vida útil. 

Em tubulações de ambientes industriais, a pintura ajuda a melhorar a visibilidade das peças, o que contribui para aumentar a segurança de todos os envolvidos nas operações. 

Esteticamente, vale mencionar, a pintura permite explorar a criatividade na personalização. Dá para abusar de cores e acabamentos que se adaptam a diferentes tipos de decorações. 


Leia também: Decoração com metalon: 13 ideias para usar nos ambientes

Quais materiais preciso para pintar metalon?

Para pintar seus materiais em metalon, você vai precisar dos seguintes materiais:


  • - Tinta esmalte sintético, tinta epóxi ou poliuretana;

  • - Primer para ajudar na aderência da tinta ao metal;

  • - Removedor de ferrugem;

  • - Lixas para preparar a superfície do metal;

  • - Pincel, rolo ou pistola de pintura;

  • - Bandeja de tinta para despejar a tinta e facilitar a aplicação;

  • - Luvas, máscara e óculos de proteção.

O que passar no metalon antes de pintar?

Depois de limpar o metalon e antes de aplicar a tinta, é importante passar um primer, produto que tem a função de garantir a aderência da tinta. Essa etapa também é essencial para proteger a chapa, tubo ou objeto de metalon contra a ferrugem.


Leia também: Qual a diferença entre aço e metalon?

Quais precauções devem ser tomadas na hora da pintura?

Para pintar materiais em metalon, siga essas precauções: use equipamento de proteção individual, como máscara, óculos e luvas, para evitar a inalação de fumos e o contato com produtos químicos. 

Prefira trabalhar em uma área bem ventilada para dispersar vapores potencialmente nocivos. 

Cubra superfícies próximas para proteger contra respingos e, sempre siga as instruções específicas dos produtos utilizados.

Quer comprar metalon com o melhor preço? Escolha a Tubonasa!



Em busca de metalon para seus projetos? Na Tubonasa você encontra os mais variados tipos de metalon, com condições de pagamento imperdíveis. 

Nosso atendimento é especializado e oferecemos suporte técnico, pontualidade na entrega, e temos um dos maiores estoques de aço no Brasil!


Converse com a Tubonasa, tire suas dúvidas e encontre metalon de qualidade! Entre em contato e saiba mais. 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o passo a passo de como pintar metalon para obter um acabamento profissional e duradouro. 

Pintando o metalon, além de personalizar o material de acordo com seu gosto pessoal, você ainda adiciona uma camada extra de proteção, aumentando a sua vida útil. 

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para também ler sobre qual o valor do metalon por metro, como e onde comprar.


VEJA TAMBÉM!

Cigás anuncia obras com tubos de aço em gasoduto

Cigás anuncia obras com tubos de aço em gasoduto

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciará no dia 15 de...

O que é tubo quadrado?

O que é tubo quadrado?

Tubo de aço quadrado, também chamado de metalon, é usado em ampla...

Biselamento de tubos: o que é e como é realizado?

Biselamento de tubos: o que é e como é realizado?

Quer saber o que é biselamento de tubos e como essa técnica...

Móveis de metalon para cozinha: mais praticidade para sua casa!

Móveis de metalon para cozinha: mais praticidade para sua casa!

Os móveis de metalon para cozinha são ótimas opções para quem busca...

FALE CONOSCO!