Tubo Metalon retangular: Tudo o que você precisa saber! - Tubo
  • Avenida Amadeu Poli, 60 - Parque Novo Mundo - São Paulo - SP
  • vendas@tubonasa.com.br

Notícias / Tubo metalon retangular: Entenda quais as características e aplicações

Tubo metalon retangular: entenda quais as características e aplicações

Quando o assunto é tubo de aço carbono, geralmente a primeira imagem que vem à mente é de um tubo circular, certo? Entretanto, existem algumas variações de formatos, sendo o tubo metalon retangular uma delas. 

O metalon retangular é uma variação do tubo da mesma categoria, que possui uma seção transversal retangular em vez de quadrada. 

Mas, assim como a versão quadrada, o tubo metalon retangular é feito de aço carbono, e sua aplicação vai desde contextos industriais e construção civil até a decoração, entre outras diversas aplicações.

No artigo de hoje, a Tubonasa – referência nacional em tubos de aço – apresenta as características, aplicações e normas técnicas que regem esse tipo de tubo.

Ainda, vamos apresentar onde comprar tubo metalon, seja na versão quadrada ou retangular.  

Acompanhe a leitura!  

Onde o tubo metalon retangular é usado?

O metalon é aplicado em qualquer projeto que necessite de uma estrutura robusta. Por isso, é muito requisitado no mercado brasileiro para obras, estruturas diversas e, claro, no cenário industrial.

Como os tubos dessa categoria contém carbono concentrado em sua composição, o metalon é capaz de resistir a condições extremas, e pode ser usado em áreas internas ou externas. 

Vale acrescentar que em alguns casos de aplicações com condições críticas, a galvanização é uma etapa importante na fabricação dos tubos, pois acrescenta uma camada de zinco responsável por aumentar a resistência à corrosão. 

Vamos agora conferir quais são algumas aplicações do metalon retangular. 


Estruturas metálicas

O tubo metalon retangular é muito valorizado na criação de estruturas metálicas por seu equilíbrio entre peso e resistência. 

Por isso, é encontrado em estruturas de edificações, galpões industriais, e plataformas de trabalho, pois oferece suporte e durabilidade sem sobrecarregar a estrutura. 

Outra vantagem relevante para essa aplicação é que a forma retangular acaba dispensando no projeto a implementação de pilastras.

Serralheria

Na serralheria, o tubo metalon retangular é uma matéria-prima muito versátil para a fabricação de portões, grades e corrimãos. 

Sua facilidade de manuseio permite cortes e soldas precisos. Por isso é possível criar designs personalizados que se encaixam às exigências de qualquer projeto. 

Para tubos finais, ou seja, que ficam expostos, a estética limpa e moderna é um diferencial, o que faz dele um favorito entre serralheiros criativos.

Aliás, a estética é um dos motivos pelos quais esse tipo de tubo é utilizado em móveis, como você vê no próximo tópico. 

Móveis e decoração


Sabia que o metalon tem conquistado cada vez mais espaço no segmento de decoração? Por isso, não se espante se encontrar itens decorativos e até mesmo móveis com metalon por aí. 

O mais interessante da possibilidade de ter móveis feitos com esse material é que eles combinam dois fatores muito importantes: durabilidade e estilo.

Seja para móveis para casa, lojas ou escritório, o que não faltam são ideias. Ficou curioso? Então leia o nosso artigo: Móveis com metalon: 18 ideias para cada cômodo da sua casa. 

Construção civil

Uma das aplicações mais comuns do tubo metalon, seja na versão quadrada ou retangular, é na construção civil, especialmente para estruturas de suporte, fundações e esquadrias. 

A resistência é o que torna esse tubo ideal para andaimes, escoramentos e até mesmo na formação de bases para casas pré-fabricadas. 

Indústria automotiva

Por fim, na indústria automotiva, o metalon retangular é muito utilizado em chassis e componentes de suspensão e de segurança. 

Nesses casos, a resistência à torção é o fator que contribui para a integridade e segurança dos automóveis, especialmente em áreas que exigem um suporte adicional contra impactos. 

Além disso, a flexibilidade de moldagem permite a fabricação de peças sob medida para diferentes modelos, o que por sua vez mantém a eficiência na produção industrial.

Como é a resistência e durabilidade do tubo metalon retangular?

A composição em aço carbono – material altamente resistente e durável – ,  juntamente a um processo de fabricação rigoroso – regido por normas técnicas –,  fazem com que o tubo metalon retangular seja conhecido por sua resistência e durabilidade.

Na produção desses tubos, chapas de aço carbono são fundidas, e então dobradas e submetidas a um processo de costura por meio da solda por resistência elétrica (ERW). 

Embora a durabilidade do material já seja alta, a possibilidade de acabamentos protetores, como galvanização, tornam o material ainda resistente à corrosão e desgaste ao longo do tempo.

Leia também: Produção de tubos de aço: sem e com costura, carbono e metalon

Quais as normas de uso do tubo metalon retangular?

Os tubos metalon, em qualquer formato, são fabricados de acordo com duas normas técnicas brasileiras:



A 6591 estabelece diretrizes para tubos de aço carbono com costura, com foco na composição química e sem muitos requisitos em propriedades mecânicas ou de acabamento. Por isso, é ideal para aplicações genéricas, como na decoração. 

Já a norma brasileira 8261 detalha padrões para tubos que podem ser formados a frio, com ou sem costura, especificados para estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas. 

Esta norma é equivalente à norte-americana ASTM A500, o que reflete o compromisso do Brasil com a altíssima qualidade dos produtos de aço a nível global.

Onde comprar tubo metalon retangular?


Você pode encontrar tubos metalon retangulares e quadrados em lojas de materiais de construção, mas principalmente em distribuidoras de tubos de aço — como a Tubonasa. 

Há mais de 30 anos no mercado, a Tubonasa é pioneira no segmento de tubos de aço e variações de metalon para as mais diversas aplicações.

Fale com a Tubonasa e encontre os tubos de aço ideais para seu projeto, com excelente custo-benefício e atendimento de excelência!

Conclusão

Em resumo, os tubos metalon retangulares são versáteis e eficientes para uma diversas aplicações. 

Eles são fabricados em aço carbono, que é um material altamente resistente e durável. 

Para completar, as normas técnicas NBR 6591 e NBR 8261 garantem a qualidade e a segurança dos tubos metalon, estabelecendo padrões rígidos para a fabricação, inspeção e controle dos tubos.

Quer mais dicas e conteúdos como esse? Acesse aqui nosso blog completo.


VEJA TAMBÉM!

Como pintar metalon de maneira correta? Dicas uteis!

Saiba como pintar metalon de maneira correta com essas dicas práticas

Veja dicas úteis de como pintar metalon, e quais os tipos de...

NBR 5590: Saiba tudo sobre essa norma essencial! | Tubonasa

NBR 5590: Saiba tudo sobre essa norma tão importante! [Guia completo]

Confira um guia completo sobre a NBR 5590, a norma que determina...

Como identificar o aço galvanizado?

Como identificar o aço galvanizado?

A galvanização é um processo que oferece ainda mais proteção aos tubos...

O que é a norma NBR 6591?

O que é a norma NBR 6591?

A norma NBR 6591 é de extrema relevância para as empresas que...

FALE CONOSCO!